Notícia

Gazeta de Votorantim

Aula magna de Comunicação e Cultura apresentará pesquisa sobre futebol

Publicado em 16 março 2021

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação a Cultura – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Sorocaba (Uniso), promoverá a aula magna com o tema "Fazendo pesquisa atrás do gol: as torcidas organizadas de futebol nas Ciências Humanas e Sociais", no próximo dia 22 de março, às 14h, pela Plataforma Teams.

O professor Felipe Tavares Paes Lopes discutirá como as Ciências Humanas e Sociais têm abordado as torcidas organizadas de futebol. Com isso, buscará não apenas realçar as controvérsias e reviravoltas num campo de estudo complexo, mas, também, apresentar e justificar seu próprio caminho de pesquisa; caminho que o levou a discutir temas como: violência, ideologia e ativismo no futebol.

Ele é formado em Comunicação Social e Filosofia, com mestrado em Psicologia Social pela PUC e doutorado pela USP, com estágios de pesquisa realizados na Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha, na Universidade de Buenos Aires – Argentina e na Universidade de Bielefeld – Alemanha. Atualmente, é responsável pelo projeto de pesquisa “Na trama das lutas antifascistas e das críticas à indústria futebolística: comunicação, resistência e ativismo político”, com apoio da Fapesp.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Aula magna – Dia 22 de março, às 14h, pela Plataforma Teams

Fazendo pesquisa atrás do gol: as torcidas organizadas de futebol nas Ciências Humanas e Sociais

Acesso ao evento: http://uniso.br/evento/index

Fonte: Assessoria de imprensa da Uniso