A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza, nesta quinta-feira (10), a Aula Magna que marca o início das atividades letivas na instituição.
Este ano a programação será conjunta, envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação. A previsão de início é às 14h30, no Auditório da Unidade Tapajós.
A palestra, com o tema “Educação Superior e Pós-Graduação no Brasil: Caminhos para a Excelência e Inclusão”, será ministrada pela presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho. A mediação será feita pela reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.
As Unidades Judiciárias localizadas em Belém (incluindo Icoaraci e Mosqueiro) participam, nesta quinta-feira, 10, do webinário voltado para magistrados e servidores sobre os requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade, o novo Índice de Eficiência Judiciária (IEJUD) e o Prêmio de Desenvolvimento e Inovação 2025. O encontro terá início às 13h.
Organizada pela Comissão Gestora do Prêmio CNJ de Qualidade (Cogespre) e executada pelo Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística (DEPGE), a iniciativa tem como objetivo fortalecer o alinhamento institucional e incentivar o engajamento das unidades judiciárias no processo de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade. Os webinários ocorrerão até 14 de abril, contemplando unidades do 1º e 2º graus de jurisdição em diversas regiões do Pará.
Um dos fundadores da tradicional Clínica dos Acidentados, hoje Hospital Maradei, o médico João Alberto Maradei Cardoso Pereira morreu aos 89 anos, nesta quarta-feira (9). O velório será no Memorial Metrópole, rua Boaventura da Silva, 755, e o cortejo sairá nesta quinta-feira (10), às 9h, para o cemitério Recanto da Saudade, avenida Celestino Rocha, 500.
Muitos paraenses foram atendidos ao longo de décadas por João Maradei na clínica que ele fundou em 1966, juntamente com o irmão, o também médico Humberto Maradei, falecido em 2005. Ele era cirurgião geral, ortopedista e traumatologista. Ambos foram grandes nomes da medicina regional e transformaram a história da ortopedia e da cirurgia no Pará.
A campanha “Se Renda à Infância 2025: pelas crianças do Marajó” foi lançada nesta quarta-feira (9), em conjunto com a quarta fase da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó. A cerimônia foi no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com a presença de parceiros, representantes do governo do Estado, Receita Federal, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), entre outros.
Iniciada em 2021, a campanha visa incentivar a destinação do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas aos fundos dos direitos da criança e do(a) adolescente para aplicação dos recursos em projetos de promoção dos direitos infantojuvenis.
De cada dez empresas paulistas, seis (64,5%) foram impactadas de alguma forma pelas mudanças climáticas no último ano — desde chuvas excessivas que fizeram com que estabelecimentos interrompessem operações até o calor intenso que afetou cadeias de fornecimento inteiras, por exemplo. Esses dados são de uma sondagem do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP), às vésperas do lançamento da sua Agenda Verde.
Não é à toa, então, que praticamente metade (44,5%) dos negócios relate prejuízos financeiros em decorrência dos efeitos adversos do clima, como queda nas receitas pelos dias parados ou reposição de mercadorias perdidas, entre vários outros casos.
O Marmobraz Experience está promovendo o “MarmobrazDay”, com almoço e networking, nesta quarta-feira (9), um almoço exclusivo ao lado dos seus principais parceiros e marcas associadas, um momento estratégico para fortalecer conexões, explorar oportunidades e compartilhar experiências no setor. O evento será na sua sede, na Rua dos Pariquis nº 2890, Cremação.
Durante o encontro, os presentes irão conhecer as vantagens e benefícios do Marmobraz Experience, além de ser uma excelente oportunidade para networking e troca de ideias entre parceiros comerciais.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre agenda em Belém nesta quarta-feira (9). Ele participa do seminário “Desenvolvimento do Turismo no Brasil”, que vai reunir em Belém mais de 40 secretários municiais de turismo e cultura de todas as mesorregiões do Pará.
O objetivo do encontro é impulsionar a regionalização do turismo para auxiliar na integração de cidades das diversas regiões turísticas do Pará ao Mapa do Turismo Brasileiro, especialmente no momento em que o Pará sediará o maior evento climático do mundo, a COP 30, em novembro de 2025.
O Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizará no período de 08 a 10 de abril o Workshop do CADASTUR 3.0. A programação abordará o sistema do Cadastur 3.0, o ordenamento e sensibilização para o trade turístico, sua importância e benefícios, além das visitas técnicas de sensibilização aos prestadores dos serviços.
A programação tem como objetivo discutir estratégias para a qualificação dos serviços turísticos do município, com foco na inclusão de empreendimentos no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de abordar possibilidades de capacitação profissional na área visando à COP30, isso porque o município tem localização estratégica e tem rico potencial turístico, destacando-se no cenário paraense ao investir na profissionalização e organização do setor visando garantir que os visitantes tenham acesso a serviços de excelência.
O cachorro vítima de maus-tratos no bairro do Curió-Utinga, em Belém – caso que chocou a população no último domingo (6) – está recebendo cuidados médicos. O animal foi atingido com água fervente e apresentava diversas escoriações e ferimentos graves. O prefeito de Belém, Igor Normando, que cumpre agenda oficial em Brasília, ao saber do ocorrido, acionou imediatamente os órgãos municipais competentes para garantir o resgate e o atendimento do animal.
O cachorro, que foi batizado de Fiapo, recebeu todo o atendimento e cuidados necessários da equipe do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia. O estado do animal é considerado estável e ele segue internado sob os cuidados da equipe médica. O resgate foi realizado pela Defesa Civil de Belém, com apoio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que autuou o agressor em flagrante.
Nesta segunda-feira (7), Dia do Jornalista, o ministro paraense Celso Sabino, da pasta do Turismo, é o entrevistado do Roda Viva, às 22 horas. Um dos mais longevos e relevantes programas de entrevista da televisão brasileira, o Roda Viva tem transmissão nacional pela TV Cultura, que no Pará é exibida pelo canal 2.
Para a sabatina, o ministro vai levar os números positivos obtidos no Turismo em 2024 e já nos primeiros meses de 2025. O turismo, inclusive, foi um dos temas integrados ao balanço positivo apresentado na semana passada pelos dois primeiros anos do governo do presidente Lula.
De São Paulo, onde concederá a entrevista, o ministro seguirá para Belém, para uma agenda com 40 secretários de Turismo de municípios de todas as regiões do Pará.
O jurista paraense Edmundo Oliveira, coordenador-geral da Conferência de Alto Nível sobre Segurança – evento preparatório à COP-30 realizado nesta segunda-feira (7), em Belém, destacou em seu discurso, na abertura do encontro, que a Organização das Nações Unidas (ONU) passará por uma ampla reforma, com a instituição da Assembleia Parlamentar, que terá a participação da sociedade civil, ou seja, diz ele, o povo também terá voz nas decisões, não somente os governos, representados por seus embaixadores.
Ele destacou a importância da ONU na mediação entre cidadãos e governos com vistas à paz mundial. “A ONU deve ser o fio condutor entre os governos e os cidadãos... Nós não temos outro órgão que possa fazer isso”, salientou Edmundo Oliveira, ao ressaltar que várias propostas de governos já estão chegando à ONU, entre elas uma da Coreia do Sul, para que a ONU desenvolva programas que estimulem a longevidade entre os idosos, como ocorre naquele país.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Comitê Permanente da América Latina para La Prevenciòn de Delito (COPLAD) realizam, nesta segunda-feira (7), a Conferência de Alto Nível sobre Segurança Humana e Justiça Climática – “Contribuição para a Cúpula do Clima – Cop 30 da ONU”, a partir das das 8h45 até as 18h, no Auditório Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
A Sociedade Interamericana de Imprensa lançou um convite on-line para o público em geral participar da sua reunião virtual, nos dias 24 e 25 de abril, às 10h30, que contará com palestrantes como Julie Pace, diretora executiva e vice-presidente sênior da The Associated Press (AP); Catalina Botero Marino, ex-relatora da CIDH para a Liberdade de Expressão; a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla e Courtney Radsch, diretora do Centro de Jornalismo e Liberdade dos Estados Unidos.
As sessões serão conduzidas por José Roberto Dutriz, presidente da SIP, CEO e diretor geral de La Prensa Gráfica, El Salvador, e Carlos Jornet, segundo vice-presidente, presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa e Informação e diretor de La Voz del Interior, Argentina.
O programa de dois dias, com cinco horas de apresentações cada, também incluirá tópicos sobre inteligência artificial no jornalismo, bem como painéis sobre os crescentes desafios à liberdade de imprensa.
Nos primeiros três meses de 2025, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), registrou 21 atendimentos de pacientes com diagnóstico de tuberculose. O número é superior ao contabilizado no mesmo período de 2024, quando foram apenas quatro casos. Neste ano, também foram notificados seis óbitos relacionados à doença, sendo dois em cada mês do trimestre. Em todo o ano de 2024, o hospital havia registrado quatro óbitos por tuberculose, concentrados no último bimestre: um em novembro e três em dezembro. O tratamento para a tuberculose é ambulatorial, exceto em casos de complicações, e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, nesta sexta-feira (4), da entrega de aproximadamente 2.400 quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar a seis entidades das cidades de Belém, Ananindeua e Barcarena, todas no Pará, como parte do programa Cozinha Solidária, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O projeto que envolve 35 agricultores fornecedores. Os hortigranjeiros foram doados a seis unidades recebedoras - Sociedade Comunitária São João Batista, Centro Comunitário Unidos Venceremos, ONG O Sol Brilhou, na Bahia do Sol, Casa de Acolhida Filhos Prediletos, Instituto Social Maná de Deus e Centro Espírita Luz de Ismael - que atende cerca de 4.150 pessoas.
Em alusão aos 132 anos de história, o Distrito de Outeiro será contemplado com o Mutirão de Castração, neste sábado (5), onde será também ofertada vacinação antirrábica e realização de 150 hemogramas para munícipes e protetores, das 8h às 14h, no Outeirense, ao lado da subprefeitura do distrito, no bairro São João de Outeiro.
A ação se dá justamente no mês de conscientização e prevenção contra a crueldade animal. A campanha foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA). E a Secretaria de Defesa e Proteção dos Animais (SEPDA) adere à causa realizando ações educativas, além de levar atendimento aos pets. A iniciativa faz parte do programa Belém Animal, da Prefeitura de Belém.
Durante a conferência “Contribuições para a COP-30: A Biodiversidade na Agenda Climática”, que inaugurou em 28 de março a série Conferências FAPESP 2025, a pesquisadora Ane Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), falou sobre a necessidade de maior integração da biodiversidade na agenda climática. “A biodiversidade é a base dos serviços ecossistêmicos, que mantém as nossas vidas funcionando. Regula água, clima, solo, polinização e segurança alimentar. Portanto, a biodiversidade se conecta na agenda de mitigação e adaptação climática e também na de justiça climática [relacionada com o fato de os impactos das mudanças no clima atingirem diferentes grupos sociais de maneiras e intensidades distintas]”, disse a diretora do Ipam.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), vem desenvolvendo o programa Belém em Ordem, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a ordem na cidade. Na noite desta quinta-feira,4, no bairro da Pedreira, a ação teve como alvo veículos estacionados irregularmente em espaços públicos, especialmente em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.
Durante a operação, executada por oito agentes de trânsito, 10 guardas municipais e três guinchos para remoção de veículos, foram realizadas 44 remoções, sendo 39 motocicletas, uma van, dois carros e duas sucatas.
Em 2024, o Relatório da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) sobre Violações à Liberdade de Expressão registrou 72 casos de violência não letal, envolvendo pelo menos 84 jornalistas e veículos de comunicação. Apesar da redução de 54% no número de casos, os dados apontam que a cada cinco dias a imprensa brasileira sofreu algum tipo de ataque.
Os registros ficaram próximos dos de 2019, quando foram computados os menores números de violações ao trabalho jornalístico. Naquele ano, foram 56 casos, envolvendo pelo menos 78 profissionais e veículos de comunicação.
Pela terceira vez desde 2012, quando a ABERT começou a monitorar os casos de violência contra os profissionais da mídia, não houve registro de assassinato de jornalistas brasileiros pelo exercício da profissão. Apenas em 2019, 2021 e 2024 a imprensa brasileira não sofreu violência letal.
De acordo com o levantamento da ABERT, as agressões físicas lideraram os registros de violações ao trabalho jornalístico. Foram 23 casos contabilizados, 32% do total. Embora os registros representem uma queda de 96% no número de agressões físicas, pelo menos 28 profissionais da imprensa foram alvos de empurrões, tapas, socos e chutes. Em 43% dos casos, as vítimas eram jornalistas envolvidos em cobertura política, na maioria das vezes, das eleições municipais.