Notícia

Jornal Vestibulando online

Aula Inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental

Publicado em 10 setembro 2012

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Philippi Jr., é o convidado para a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental, que será realizada hoje (10), a partir das 14h, no Auditório do SEST SENAT, rua Santa Terezinha, 1.377, Vila Santa Terezinha, região leste de Londrina. Na ocasião, o professor convidado ministrará a palestra “Saneamento, Ambiente e Saúde: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável”.

O Professor Arlindo tem Doutorado em Saúde Pública e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo. É docente titular da Universidade de São Paulo, Pesquisador FAPESP e CNPq. Exerce atualmente a função de Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública. Sua atuação é enfocada nas áreas de Política, Planejamento e Gestão Ambiental, tendo uma vasta publicação científica e técnica nesses segmentos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, ofertado em parceria com o Câmpus Apucarana, é um dos dois únicos programas desta área no estado do Paraná. A Capes deu autorização para o funcionamento do programa em dezembro passado, autorizando 12 vagas iniciais. O Programa terá duas linhas de pesquisa: Saneamento Ambiental e Poluição do Ar e Processos Atmosféricos.

O curso, que é coordenado pelo Prof. Jorge Alberto Martins (Doutor em Meteorologia pela USP), tendo como suplente o Prof. Edson Fontes de Oliveira (Doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais), tem como objetivo formar profissionais de excelência que possam promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Engenharia Ambiental, capacitados para o exercício de atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento de práticas atualizadas na solução de problemas ambientais.

A solenidade contará com a presença do Vice-Reitor da UTFPR - Luiz Alberto Pilatti; Diretor-Geral do Câmpus Londrina, professor Marcos Massaki Imamura; e Diretor Geral do Câmpus Apucarana, professor Aloysio Gomes de Souza Filho.