Notícia

Jornal O Expresso

Audiência pública para criação do Parque Nascentes do Rio Paranapanema será no próximo dia 17

Publicado em 14 maio 2012

Será realizada na Câmara de Capão Bonito a partir das 17 horas do próximo dia 17 a primeira audiência pública promovida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), vinculado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para apresentar e discutir a proposta de criação do Parque Estadual Nascentes do Rio Paranapanema, no município de Ca-pão Bonito, podendo ser ampliado para Ribeirão Grande.

 

A proposta é realizada pela Fundação Florestal, responsável pela propositura da nova unidade de conservação, em conjunto com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica–RBMA e visa proteger cerca de mil nascentes que compõem as cabeceiras do rio Paranapanema, um dos principais rios do Estado, em termos de abastecimento de água e geração de energia.

 

Além de preservar as nascentes, a área em questão é de elevado nível de riqueza biológica, com mais de 50 espécies ameaçadas de extinção, dentre elas o cachorro-do-mato-vinagre, a onça-pintada, o mono-carvoeiro e o veadobororo.

 

Os especialistas do programa Biota/Fapesp apontam a área como a que reside a última população viável de onça pintada da Mata Atlântica brasileira.

 

Além da preservação da vegetação nativa e das nascentes do rio, a criação do Parque Estadual tem o objetivo de desenvolver o turismo ecológico e cultural na região, valorizando as comunidades locais e gerando alternativas sustentáveis de emprego e renda.

 

Com a implantação do parque, também aumenta o repasse de recursos de ICMS Ecológico para os municípios envolvidos no projeto, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da região.