Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online

Audiência pública em PP expõe números da Saúde na terça-feira

Publicado em 25 maio 2016

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente agendou para 31 de maio a audiência pública para prestação de contas e apresentação dos resultados dos trabalhos da pasta no primeiro quadrimestre deste ano. A iniciativa, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, será coordenada pelo secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade. Aberta aos interessados, o evento ocorre na Câmara Municipal, às 9h.

Aplicativos

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de desenvolvimento de aplicativos para celulares que será ministrado pela equipe de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário. O curso é direcionado a alunos do ensino médio da região que se interessam em aprender sobre Sistema Operacional Android. Não é necessário ter conhecimentos específicos em programação.

Vagas

São oferecidas 80 vagas para estudantes de Prudente e região. As aulas serão nos dias 4 e 11 de junho (sábados), das 9h às 12h, no laboratório de informática da Toledo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.toledoprudente.edu.br. Na ocasião, será utilizado o software App Inventor 2 para apresentar o mundo da criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Avanço da dengue

Moradores do Estado de São Paulo das regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto devem redobrar a atenção no combate ao mosquito da dengue. Essas cidades têm alta incidência e permanência da doença, segundo tese de doutorado, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico), defendida no início deste mês, no departamento de Geografia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Prudente.

Condições favoráveis

Rafael Catão, autor da tese, apresenta um panorama detalhado dos casos de dengue em todo o Estado de São Paulo. Segundo ele, diferentemente do que ocorreu com o vetor, a doença se difundiu por saltos, em que a hierarquia urbana associada às características ambientais (temperatura e altitude) orientou a difusão. “Cidades de porte maior do interior do Estado, e em áreas com temperatura e altitude favorável, receberam a doença antes da sua região de entorno e a espalham na sua rede mais próxima”, explica. Os dados são da Assessoria de Imprensa da Unesp.

Cartão de Prata

A 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Prudente homenageou, com um Cartão de Prata, o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, por seu Jubileu de Ouro de fundação. Além de outros representantes da Igreja Católica, o encontro, durante a sessão ordinária de segunda-feira, contou com a presença do bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Presença em feiras

Pelo menos 30 empresas representam o interior paulista na Expo Parques e FestasFeira Internacional de Produtos e Serviços para Parques, Buffets e Festas e Natal ShowFeira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes, que acontecem simultaneamente de 3 a 6 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. De Prudente seguirá a Regina Festas.

Variedades

A Expo Parques e Festas abriga um mix de produtos e serviços voltados ao entretenimento, composto por brinquedos para parques temáticos, jogos eletrônicos, cenografia e efeitos especiais, infláveis e playgrounds,artigos de festas e decoração, balões, brinquedos e equipamentos para buffets infantis, entre outros.

Última semana

Faltando uma semana para o fim do prazo para a entrega da Declaração Anual Simples Nacional do MEI, apenas um entre três microempreendedores individuais (MEIs) realizou a entrega do documento. O prazo termina no dia 31. No Brasil, dos 6 milhões de MEIs, 37% realizaram o envio. No Estado de São Paulo, o índice é de 34,5% entre os 1,5 milhão de MEIs. O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ressalta que o documento é obrigatório para que a empresa continue prestando serviços sem restrições.

Riscos e penalidades

Na declaração, o empreendedor informa suas operações comerciais do ano anterior. A declaração pode ser feita e enviada sem qualquer dificuldade via internet, seguindo as orientações disponíveis no próprio site (www.portaldoempreendedor.gov.br). Quem perder o prazo está sujeito à multa de R$ 50. Após 12 meses sem realizar o pagamento do imposto mensal e sem entregar a Declaração Anual, o registro da empresa é cancelado.