Notícia

Uffizi

Atrações Globaltech 2006

Publicado em 22 maio 2006

- Mostra da Indústria Gaúcha: Digistar Telecomunicações S.A. — A Digistar desenvolve e fabrica PABX VoIP, digitais e analógicos e terminais telefônicos, possuindo também uma linha completa de Soluções Corporativas tais como: Telefones IP, Gateway VoIP, CRM, CTI, Call Center, entre outros. Atua há 7 anos no mercado de telecomunicações do Brasil e da América Latina, e no momento, o destaque na linha de soluções são os equipamentos VoIP, que permite a convergência de voz e dados, trazendo como principal benefício a redução de custo com telefonia. Estará sendo exposto o VoIP XT-74IP que recebeu o Prêmio Distinção Indústria da Fiergs o que reforça o seu diferencial no Mercado de Telecom.
Coester Automação S.A. — É uma empresa brasileira com mais de 40 anos de experiência no mercado de automação e controle. Tem uma linha completa de atuadores elétricos e redutores para aplicações em válvulas, dampers e comportas, além de serviços associados. Esses envolvem projeto, engenharia de aplicação, instalação, comissionamento e integração de sistemas. A empresa é provedora de soluções (ASP) para o sistema de comunicação Anybus, para protocolos como Profibus, Devicenet e Modbus Plus, entre outros. A linha de atuadores inteligentes possui capacidades de comunicação em rede (fieldbus), configuração totalmente eletrônica, auto diagnose de falhas, comando ESD configurável, comando proporcional (0-100%), medição dinâmica de torque, entre outras características.
Altus Sistemas de Informática S.A. — Atua com tecnologia própria no setor de automação e controle de processos industriais. Fundada em 1982, desenvolve e fabrica controladores programáveis e dispositivos eletrônicos associados. Em serviços oferece a integração de sistemas completos de automação em áreas específicas como produção e distribuição de petróleo, geração elétrica, saneamento, siderurgia, transporte, produção de manufaturados e outros segmentos da indústria. A Altus tem sua sede em São Leopoldo - RS, e filiais em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Macaé e subsidiárias na Argentina, Alemanha e USA.
Embrasul — Pesquisa, projeta, desenvolve e comercializa, soluções na área de energia. Com uma linha de produtos que atendem desde as mais simples necessidades de clientes de pequeno porte até soluções de grande porte na área de energia. Com um intenso trabalho de pesquisa de novas tecnologias e modernos processos de gestão, garantem produtos e serviços com alta competitividade. Fabrica analisadores de energia, analisadores de tensão, multimedidores, controladores de fator de potência, transdutores digitais, controladores de demanda, analisadores de média tensão, verificadores de medidores e alicates de tensão.
Digitel S. A — Ind. Eletrônic — Fabrica equipamentos de comunicação de dados com tecnologia 100% nacional e equipe própria de Pesquisa e Desenvolvimento. Possui uma completa linha de produtos para comunicação de dados: Roteadores,VoIP-IAD, Rádios Digitais, Multiplexadores, Modens Ópticos e Modens Cobre. A linha de soluções Digitel inclui sistemas de gerenciamento de redes e serviços de instalação, manutenção e treinamento.
BCM Engenharia Ltda.- Desenvolve e fabrica Controladores programáveis, Unidades Terminais Remotas, Controladores de Demanda e Fator de Potência, Sistema Scada para Saneamento, Gerenciamento de Energia e equipamentos para Telecontrole e Telesupervisão Empresa de tecnologia nacional. Também presta serviços de Programação, Treinamento, Partida e Comissionamento de Sistemas e um vasto parque instalado em diversas áreas como Saneamento, Energia Elétrica, Automação Predial e Industrial.
Elo Sistemas Eletrônicos Ltda.- É uma empresa que se dedica ao atendimento do mercado de medição de energia elétrica. Está presente em todas as concessionárias de energia elétrica do país, com medidores que atendem plenamente às condições legais e operacionais do sistema tarifário brasileiro. Os equipamentos são usados para obtenção de dados para automação da comercialização de energia elétrica, medição fiscal e proteção da receita. Aplicam-se também na análise de rede, visando redução de perdas e ainda no gerenciamento de energia. A tecnologia empregada permite a coleta remota das informações dos medidores eletrônicos, facilitando a obtenção dos dados.
Calçados Bibi Ltda. — Presente em mais de 60 países de todos os continentes com marca, tecnologia e design próprio, a empresa com sede em Parobé/RS, participa da feira com inovações tecnológicas, que agregam elementos de diversão aos calçados infantis. Entre os destaques em seu stand o Skatenis; o calçado Lanterna; a linha Racing, que simula um carro de corrida (ascende os faróis e as lanternas traseiras) e uma linha de tênis com seis luzes coloridas. Estes dois últimos acionam as luzes ao caminhar e possibilitam ainda a troca de baterias.
Novus Produtos Eletrônicos LTDA — É fabricante nacional de instrumentos para controle, aquisição, registro e supervisão de dados, com padrão internacional, atuando principalmente no segmento de automação industrial. Possui certificado de qualidade ISO 9001 e exporta para mais de 40 países. Principais produtos: Controladores, indicadores e registradores microprocessados para temperatura, umidade relativa, pressão, vazão, tensão e corrente elétrica. Transmisores de sinais, sensores, relés de estado sólido, temporizadores e contadores.
Metalúrgica Kondak Ltda. — Empresa gaúcha sediada em Cachoeirinha — RS fundada em 1974, atua na fabricação de peças torneadas (eixos, pinos, buchas, arruelas, conexões) em aço e metais não ferrosos. A sua utilização é empregada nos mais diversos setores para a indústria metal-mecânica. A preocupação com a excelência na produção e acabamento dos seus produtos está sempre presente, resultando no certificado, conforme norma ISO 9001:2000 com o escopo "Prestação de Serviços de Usinagem para Indústria Metal-Mecânica" .
- Museu da PUCRS: Num primeiro momento, a palavra "museu" nos lembra uma coletânea de objetos do passado. Mas é muito mais do que isso. É cultura, lazer, aventura e descoberta. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) foi construído com esse pensamento. Seu objetivo é despertar o espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências em crianças, jovens e adultos, oferecendo uma maneira inusitada e estimulante de se conhecer os fenômenos naturais e a relação entre o homem e o mundo. O visitante participa dentro de uma área de exposições de 12,5 mil metros quadrados (e uma área total de mais de 22 mil metros quadrados), é estimulado a interagir com cerca de 700 experimentos científicos.
Na Globaltech 2006, o MCT apresenta o Giroscópio Humano, a Maquete de Porto Alegre, a Harpa Laser, Estação de Tratamento de Água, Gerador Humano, Pinte com o Dedo e Equipamentos de 3D de última geração, além de um auditório sobre rodas: um caminhão especialmente projetado que se transforma num espaço para a realização de cursos, oficinas, palestras e shows.
- Unidade Movel Senai: A Unidade Móvel de Eletrônica Embarcada do SENAI vem revolucionar o sistema de ensino flexível. Ambiente totalmente climatizado, amplo espaço para atividades educativas e estrutura envidraçada complementam o perfil inovador. Um carro disponível dentro da unidade possibilita atividades práticas, onde o aluno poderá simular defeitos e detectar anomalias no sistema eletroeletrônico automotivo.
- Nanoventura — É uma exposição interativa e itinerante de ciências, com o objetivo de apresentar conceitos das duas áreas. As técnicas desenvolvidas para estudar o que está em escala nanométrica, não visíveis a olho nu, são usadas pela nanotecnologia para criar materiais que não existiam antes, como roupas impermeáveis, novos tipos de baterias, vidros autolimpantes e cosméticos com profunda penetração. A experiência é inovadora e foi desenvolvida por professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e com o Instituto Sangari, e apoio da Fundação Vitae e da FAPESP.