Consoante ao momento crítico de pandemia e suas diversas crises sociais, sobretudo econômicas, as Universidades Públicas Paulistas se depararam com o Artigo 14 do Projeto de Lei 529/2020. O Artigo "propõe recolhimento à Conta Única do Tesouro Estadual e ao fim de todo exercício fiscal, de reservas financeiras apuradas junto a autarquias e fundações do Estado de São Paulo, em particular às três universidades públicas e à Fapesp, sob a equivocada alegação de se tratar de superávit financeiro."
Como resposta a esse ataque à autonomia financeira das Universidades, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) promoveu no dia 9 de setembro um ato público virtual contra o Projeto de Lei 529/2020 com a finalidade de manifestar-se “pela defesa das universidades públicas estaduais paulistas, da pesquisa e dos serviços públicos do Estado de São Paulo”.
Para tanto, acontecerá nos dias 16/09 e 17/09 algumas atividades importantes no marco da luta contra o PL 529. Não fique de fora dessa, a luta não para.
Acesse:
Ato Público Virtual do dia 09/09: https://www.youtube.com/watch?v=3Uorqbk5lTk&t=173s
Inscrição para a Assembleia Geral Virtual do dia 17/09: https://forms.gle/DhS8EmfUxAPreui1A
Para mais informações sobre o PL 529: ADUSP.org.br