Notícia

Gestão C&T

Atlas virtual disponibiliza dados estatísticos detalhados para todo o Nordeste

Publicado em 05 julho 2007

Foi lançado, no último mês, em Natal (RN), pelo Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição associada à ABIPTI, o "Atlas Socio-Econômico-Ambiental do Nordeste". A proposta dessa nova ferramenta é disponibilizar, para pesquisadores, acadêmicos e estudiosos, imagens de satélite, mapas e dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a região.

Na plataforma, os visitantes têm acesso a informações sobre índice de desenvolvimento humano, demografia, indicadores populacionais, econômicos, habitacionais, de transporte, infra-estrutura, saúde, educacionais, de serviços, meio ambiente, política e geologia. Tudo dividido por Estados. Ao todo, são mais de 500 planos de informações disponíveis para download.Segundo Miguel Cuellar, coordenador do Grupo de

O projeto conta, também, com uma segunda etapa. Nela, o usuário poderá montar o mapa que desejar, de acordo com as informações que lhe forem necessárias. A previsão para que este serviço seja disponibilizado é o dia 20 de agosto.

As imagens que alimentam o portal são geradas pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2) e pelos satélites Landsat, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, em inglês).

Informações e acesso ao Atlas podem ser obtidos pelo site www.nctn.crn2.inpe.br.

Geoprocessamento do CRN e responsável pelo projeto, em entrevista à Agência Fapesp, este tipo de análise espacializada permite a visualização das áreas que necessitam de maiores investimentos no Nordeste.