Notícia

Refrescante

Atividade na UFSCar aborda a escrita, as linguagens não-verbais e a comunicação virtual

Publicado em 02 outubro 2012

A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) Letramentos Múltiplos, coordenada pela professora Maria Sílvia Cintra Martins, do Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), iniciou seus encontros no último dia 26 de setembro. As atividades são direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação oferecidos pelo Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade, professores e gestores do Ensino Fundamental. Interessados podem ainda se inscrever no próximo encontro que acontece nesta quarta-feira.

Neste semestre foi formada apenas uma turma que aborda a escrita, as linguagens não-verbais e a comunicação virtual e que pretende trazer para a prática das atividades de extensão os resultados das reflexões decorrentes do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq), do Projeto de Pesquisa Questões de linguagem e de identidade na inserção em práticas letradas complexas e Letramento, ritmo e etnicidade, que tem o apoio da Fapesp.

O objetivo da atividade é sensibilizar profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar na área de letramento com relação aos Estudos do Letramento, com ênfase para o reconhecimento de letramentos vernáculos e digitais. Serão realizadas palestras e oficinas para fornecer subsídio ao trabalho de extensão. Também pretende-se incentivar a atuação dos participantes em ambientes públicos ou não institucionais, assim como em ambientes virtuais.

Os encontros acontecem todas às quartas-feiras, das 17h30 às 19 horas, na Sala de Projeções do DL, localizada na área Sul do campus São Carlos da UFSCar. As inscrições podem ser feitas no próximo encontro, no dia 3 de outubro.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail msilviam@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8358.