Notícia

Prazer Compartilhar

Atitudes positivas frente às mudanças inexoráveis

Publicado em 12 novembro 2018

Por Decio Martins de Medeiros

O que vocês pensam devam ser atitudes positivas a serem tomadas frente às mudanças inexoráveis publicadas no jornal O Estado de S. Paulo pelo Prof. José Roberto Mendonça de Barros no dia 27 de outubro de 2018.

As mudanças que ele apresenta são: globalização; demografia (comportamento dos consumidores das novas gerações); evoluções tecnológicas; novas profissões; necessidades educacionais; sustentabilidade da produção.

Me ocorrem algumas atitudes positivas:

Globalização: Mais articulação, isto é, articular novas conexões de empresas brasileiras com empresas e centros de pesquisa no exterior. Ampliar as articulações que há tempos vem sendo feitas pela FAPESP, e outras fundações. Em janeiro de 2009, em contatos com o Diretor Científico da FAPESP, Eng. Carlos Henrique de Brito Cruz, tomei conhecimento que a FAPESP celebrou acordos de P&D com empresas no Brasil e no exterior tais como Microsoft, Dedini, Braskem, PadTec, Oxiteno, Embraer, Petrobrás.

Demografia: Mais transparência , mais visibilidade das boas empresas. Existem auditorias e sites para receber reclamações. Deveríamos promover as boas empresas em um site do tipo “Elogie Aqui!”.

Evolução tecnológica: Mais laboratórios em escolas e bibliotecas permitindo ao público experimentar a digitalização, inteligência artificial, robotização, internet das coisas, impressão em 4D.

Novas profissões: Mais Ensino A Distância, mais uso do Youtube.

Necessidades educacionais: Mais palestras, mais artigos no blog Prazer Compartilhar, sobre Empreendedorismo, Flexibilidade, Liderança, Raciocínio, Criatividade, Interpretação.

Sustentabilidade da produção:Migrar para o tipo “street price” como modelo de estabelecimento de preços , abandonando o tipo “cost-based”, e assim focalizar todos os esforços em redução dos custos de produção para se tornar mais competitivo.

Por favor coloque suas recomendações no campo ‘Deixe um comentário’ ao final desta página.