Notícia

Eco Informe

Astronomia sobre rodas

Publicado em 02 agosto 2010

A astronomia deve ficar mais perto dos alunos da região de Bauru. É que a Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP daquela cidade criou o Observatório Móvel Astronômico, segundo informa a Agência FAPESP. O objetivo é percorrer as escolas da região e aproximar a astronomia da vida das pessoas, principalmente dos alunos. Além disso, os profissionais da áreas podem aprimorar os seus conhecimento.

Palestras sobre reconhecimento do céu, fases da Lua, Sistema Solar, distâncias no Universo, ciências atmosféricas e funcionamento de radares metereológicos fazem parte deste projeto.

O observatório foi montado sobre uma carreta de 2,5 metros de altura 8 metros de comprimento. Foram colocados 25 cadeiras, um projetor multimídia, um computador e equipamento de som. As apresentações teóricas são realizadas na parte interna e ministradas durante o dia, reservando o período noturno para a contemplação do céu. Para isso, os pesquisadores contam com telescópios, lunetas e binóculos.

Para receber o observatório móvel há a necessidade da prefeitura da cidade interessada se responsabilizar pelo seu deslocamento, sendo necessário um caminhão para rebocar a carreta. Fica a cargo da prefeituras a segurança dos equipamentos e fornecimento de energia elétrica.

As secretarias de educação que querem solicitar o serviço devem enviar um e-mail para a coordenadora do observatório, a física Rosa Maria Fernandes Scalvi, professora da FC: rosama@fc.unesp.br