Notícia

BOL

Asteroides são batizados com nomes de brasileiros em reconhecimento ao trabalho

Publicado em 03 maio 2017

Três pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (UNESP) foram homenageados pela União Astronômica Internacional (IAU) no último congresso de asteroides, cometas e meteoros da organização, realizado no Uruguai em 14 de abril.

Os asteroides (10741) Valeriocarruba, (10696) Giuliattiwinter e (10697) Othonwinter foram anunciados no jantar do congresso, em reconhecimento ao trabalho dos brasileiros Valerio Carruba e o casal Silvia Maria Giuliatti Winter e Othon Cabo Winter.

O casal teve ainda uma menção especial ao batizar asteroides sequenciais. "Fizeram um comentário romântico de que estaríamos para sempre juntos", contou Othon à Agência Fapesp. Os asteroides em homenagem a Silvia e Othon estão próximos no espaço.

Valerio foi citado devido a sua pesquisa sobre família de asteroides, enquanto Othon foi homenageado pelos estudos sobre a dinâmica da órbita de sistemas de asteroides múltiplos. Silvia, por sua vez, foi lembrada por seus estudos sobre anéis planetários e a dinâmica do sistema de Plutão.

A identificação de asteroides é um processo a cargo da IAU, que anuncia os novos nomes a cada três anos. Para batizar um asteroide, é preciso que sua órbita tenha sido determinada. Já o homenageado precisa se destacar na área, sem que sua atividade tenha alguma relação política ou militar durante o processo de nomeação.

Do BOL, em São Paulo

(Com informações da Agência Fapesp)