Notícia

Onne

Assunto sério

Publicado em 01 julho 2010

O Hospital A.C.Camargo e o Cepid/Fapesp levam a exposição de painéis Câncer: Conhecer para Prevenir aos Parque do Carmo (Avenida Afonso Sampaio Souza, 951), em Itaquera; Trianon, na Avenida Paulista; do Povo, no Itaim-Bibi; Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes; Parque da Independência, Ipiranga, e Parque do Guarapiranga. A largada da mostra será dada no Parque do Carmo, a partir desta sexta-feira (dia 2), até 5 de agosto, das 6h às 18h.

Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o Hospital A.C.Camargo leva aos parques públicos 22 painéis, que apresentam o câncer unindo conceitos lúdicos e didáticos.

Depois do Parque do Carmo, os painéis poderão ser vistos no Parque do Trianon (6 de agosto a 2 de setembro), do Povo (3 de setembro a 7 de outubro), Vila do Rodeio (8 de outubro a 4 de novembro), da Independência (5 de novembro a 2 de dezembro) e Parque do Guarapiranga (3 de dezembro a 10 de janeiro). A mostra, criada em 2006, foi remodelada e conta agora com dois painéis inéditos: sobre síndromes hereditárias e a importância do banco de tumores. O projeto tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Os painéis mostram como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. Além de evitar fatores de risco, como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.