Notícia

Pauta Social

Associação Psicanalítica promove XV Jornada Externa

Publicado em 07 agosto 2009

Evento é comemorativo aos 20 anos da instituição

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, Av. Alberto Bins, 514, em Porto Alegre a XV Jornada Externa "As Múltiplas Faces da Destrutividade". Com a participação de convidados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo, o evento comemora aos 20 anos da SIG, instituição científica que se dedica ao estudo, à pesquisa, à transmissão e à prática clínica da psicanálise em Porto Alegre. "Buscaremos abordar, a partir da psicanálise, da filosofia e da antropologia, a destrutividade como geradora da violência que coloca o sujeito em uma condição de desamparo e de indiferença frente ao sofrimento do outro", comenta a presidente da SIG, Bárbara Conte.

Ela acrescenta que, além de marcar as duas décadas de trabalho da instituição, a Jornada objetiva criar a possibilidade de um debate interdisciplinar, já que o evento contará com profissionais que têm não somente produção científica sobre o tema, mas que realizam sua prática com sujeitos, comunidades e projetos que envolvem a questão da destrutividade (do sujeito psíquico) e da violência (no âmbito do social). Entre os palestrantes, o psicanalista e professor Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e membro do grupo independente de peritos contra a violência e contra a tortura da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Endo. Autor do livro "A Violência no coração da cidade: um estudo psicanalítico" (2005), ele abordará os temas "A violência infinita: entre o silêncio do corpo e o corpo das palavras" - Diálogos entre Sigmund Freud e Giorgio Agamben e Imagens estilhaçadas: narrativas sobre o grito, elaboração onírica e os destinos do traumático.

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC), Miriam Guindani é outra convidada do evento. Doutora em Serviço Social e co-autora de "Prevenção da Violência: Papel da Cidade" (2005), Miriam participará da mesa redonda As múltiplas faces de destrutividade. O professor de antropologia e filosofia política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Estácio de Sá, Luiz Eduardo Soares, também será um dos debatedores da Jornada. Doutor em ciência política, ex-secretário Nacional de Segurança Pública e autor dos livros "Cabeça de Porco", "Elite da Tropa", "Legalidade Libertária" e "Segurança tem saída", ele abordará o tema Violência Pública e Privada em Debate.

Confira o programa completo:

28 de agosto (sexta-feira)

14h às 15h45min - Mesa Redonda Di-ver-cidades e sujeitos Almerindo Boff - Psiquiatra e psicanalista, mestre em Psicologia (UFRGS), professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e diretor da Clínica Psicanalítica da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. José Luís Corrêa Novaes - Filósofo, teólogo. Mestre em Educação, coordenador do curso de Filosofia e professor do Centro Universitário Metodista IPA. Ivan Mizoguchi - Ex-presidente do IAB-RS, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Co-autor do Projeto Parque Marinha do Brasil, co-autor do livro Arquitetura Moderna em Porto Alegre e outras publicações. Membro fundador e ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS.

16h às 18h - Curso A violência infinita: entre o silêncio do corpo e o corpo das palavras - Diálogos entre Sigmund Freud e Giorgio Agamben Paulo Endo - Psicanalista, professor Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, pós-doutorado CEBRAP/CAPES, pesquisador do Laboratório de Psicanálise, Arte e Política (LAPAP-UFRGS), membro do GT Psicanálise: Política e Cultura, membro do grupo independente de peritos contra a violência e contra a tortura da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, experto junto ao Centro pelo Direito e a Justiça Internacional (CEJIL), autor dos livros A Violência no coração da cidade: um estudo psicanalítico-prêmio Jabuti 2006 (FAPESP/ESCUTA) e, juntamente com Edson Sousa, Sigmund Freud: ciência, arte e política (L&PM), entre outros.

19h30 - Abertura Palavras da Presidente Bárbara de Souza Conte - Psicanalista, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e presidente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Autora do livro Prazer e dor (Criação Humana, 2002).

20h às 22h - Conferência Imagens estilhaçadas: narrativas sobre o grito, elaboração onírica e os destinos do traumático Paulo Endo - Psicanalista, professor-doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, pós-doutorado CEBRAP/CAPES, pesquisador do Laboratório de Psicanálise, Arte e Política (LAPAP-UFRGS), membro do GT Psicanálise: Política e Cultura, membro do grupo independente de peritos contra a violência e contra a tortura (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), experto junto ao Centro pelo Direito e a Justiça Internacional (CEJIL), autor dos livros A Violência no coração da cidade: um estudo psicanalítico-prêmio Jabuti 2006 (FAPESP/ESCUTA) e, juntamente com Edson Sousa, Sigmund Freud: ciência, arte e política (L&PM).

29 de agosto (sábado)

9h às 10h45 - Mesa Redonda "As Múltiplas Faces da Destrutividade" Bárbara de Souza Conte - Psicanalista, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e presidente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Autora do livro Prazer e dor (Criação Humana, 2002). Miriam Guindani - Professora da Faculdade de Serviço Social e da pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC). Doutora em Serviço Social. Co-autora de Prevenção da Violência: Papel da Cidade (Civilização Brasileira, 2005). Leonardo Francischelli - Psicanalista, membro pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

11h às 12h45 - A face construída pelo desamparo: discutindo a clínica Material Clínico: Fernanda Dornelles Hoff - Psicanalista, membro efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Comentários: Eurema Gallo de Moraes - Psicóloga e psicanalista Frederico Seewald - Psicanalista

14h - Violência Pública e Privada em Debate Na Roda: Luiz Eduardo Soares - Professor de antropologia e filosofia política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Estácio de Sá. Doutor em ciência política e ex-secretário nacional de segurança pública. Autor dos livros Cabeça de Porco, Elite da Tropa, Legalidade Libertária e Segurança tem saída. Debatedores: Ana Luiza Castro - Psicóloga do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e mestre em Psicologia Social pela PUCRS. Julio Bernardes - Filósofo, vice-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e coordenador de pós-graduação em Filosofia da Psicanálise do Centro Universitário Metodista IPA Luiz Marcírio Kern Machado - Médico e psicanalista, membro titular da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Robson de Freitas Pereira - Psicanalista, membro fundador da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), onde participa da mesa diretiva e coordena a Comissão de Relações Interinstitucionais.

Sissi Vigil Castiel - Psicanalista, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri, diretora de Ensino da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Autora do livro Sublimação: clínica e metapsicologia (Escuta, 2007). Rosana de Marchi Steffen - Psicanalista, secretária do Conselho da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

Mais informações: www.sig.org.br ou pelo telefone (51) 3062-7400.

CONTATO

Nome: neusa santos

Fone: 51 98061636

Empresa: Nave

Pauta incluída por: neusa santos