Notícia

Gestão C&T

Assinatura de acordo estabelece a criação da Biblioteca Virtual do Memorial da América Latina

Publicado em 02 julho 2007

Foi assinado, na última quarta-feira (27), na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, em São Paulo, um acordo de cooperação para a implantação da Biblioteca Virtual do Memorial da América Latina. A iniciativa é das fundações Memorial da América Latina e de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O novo projeto se chamará BV@L.

Segundo informações da Fundação Memorial da América Latina, o BV@L deverá armazenar, preservar e disseminar informações sobre o conhecimento técnico-cientifico, assim como o conhecimento cultural e artístico produzido pelo memorial. Já a Fapesp disponibilizará apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de um sistema de fontes e fluxos de informações científicas e culturais que dê conta, não apenas do acervo e dos conteúdos produzidos, como também articule parcerias e intercâmbio de bancos de dados com entidades afins no Brasil e no mundo.

A BV@L digitalizará livros sobre os quais o memorial tem os direitos autorais e, assim, os disponibilizará gratuitamente. A intenção é que a Biblioteca Virtual do Memorial da América Latina negocie com as editoras, com as universidades e demais instituições culturais, para que outras obras importantes sobre as questões latino-americanas também tenham os direitos liberados. O material das universidades públicas paulistas - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) — também serão disponibilizados.

Participaram do evento o presidente da Fapesp, Carlos Alberto Vogt, o presidente do Memorial, Fernando Leça, o professor e pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Sedi Hirano, e o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Vahan Agopyan. O IPT é uma instituição associada à ABIPTI.

Informações complementares, pelo site www.memorial.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3823-4600.