A assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e ecóloga paraense, Ima Vieira, participou, na segunda-feira, 15 de julho, da roda de conversa “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A atividade ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a atividade também contou com a participação da Marina Silva, ministra do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e de Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.