Notícia

Só Notícia Boa

ASMA: BRASILEIROS CONSEGUEM BLOQUEAR AVANÇO DA ALERGIA

Publicado em 15 fevereiro 2020

Esperança para quem sofre de asma alérgica. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP conseguiram bloquear o avanço da doença em cobaias e agora pensam em uma vacina para humanos.

O estudo deles foi publicado no conceituado Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Reportagem da Fapesp, órgão que financia o estudo, diz que os pesquisadores aumentaram a quantidade de uma determinada proteína e isso bloqueou os linfócitos, responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia a progressão da doença.

O professor João Santana da Silva, coordenador do grupo de pesquisadores, explica que a ideia do estudo surgiu com experimentos realizados no laboratório da FMRP.

“Mostramos que em camundongos com deficiência de Blimp-1 específicos para células T, a exclusão de Blimp-1 em células T piorou a doença das vias aéreas, e essa piora foi inibida pela neutralização da IL-9”, diz a publicação científica.

Vacina

Desvendado o caminho, o estudo agora é para descobrir qual medicamento pode ser usado como uma vacina, por exemplo.

Os próximos passos são os estudos em humanos para comprovar a eficácia da descoberta.

Os pesquisadores também buscam investidores que queiram aplicar US$ 5 milhões na criação de uma empresa que vai estudar e produzir comercialmente medicamentos para várias doenças, incluindo a asma.