Notícia

Zero Hora online

As vacinas e os tratamentos que são a esperança de derrotar o coronavírus

Publicado em 23 março 2020

Por Itamar Melo

Enquanto centenas de milhões de pessoas recolhem-se em casa para contribuir no combate à pandemia, pesquisadores estão enfurnados em hospitais e laboratórios para desenvolver armas eficazes contra o coronavírus.

Pelo mundo todo, incluindo no Brasil, dezenas de grupos trabalham neste momento para criar uma vacina eficaz. Eles seguem caminhos e técnicas distintos, mas o objetivo é comum, e as perspectivas, promissoras. Na China e nos Estados Unidos, testes em humanos inclusive já começaram na semana passada (veja o quadro abaixo).

Não há dúvida de que os cientistas conseguirão produzir uma ou mais vacinas capazes de imunizar as populações contra o novo vírus, impedindo as infecções e o aparecimentos dos sintomas da covid-19. No entanto, ainda que uma empresa de Israel tenha prometido disponibilizar uma formulação para breve, o mais provável é que só haja uma vacina disponível no prazo de 12 a 18 meses. Esse é o tempo necessário para vencer todas as etapas necessárias.

Enquanto a dose imunizadora não vem, os pesquisadores também buscam encontrar tratamentos eficazes para combater a doença em quem está infectado pelo vírus, em um esforço para reduzir a contagem de vítimas, que já ultrapassa os 15 mil mortos. A principal iniciativa nesse sentido é o Projeto Solidariedade, da Organização Mundial de Saúde (OMS), desencadeado na semana passada.

A OMS elegeu quatro medicações ou combinações de drogas que se mostraram promissoras em debelar a covid-19 e lançou um inédito e gigantesco mutirão internacional para testá-las e obter dados científicos robustos sobre o que funciona melhor com a doença. A estratégia da organização é examinar a eficácia de antivirais já existentes e de medicações que estejam em desenvolvimento para tratar outros tipos de coronavírus, o que é uma forma de colher resultados com a velocidade exigida pela situação de emergência global (veja detalhes no quadro).

— É importante obter respostas rapidamente e descobrir o que funciona e o que não funciona — explicou Ana Maria Henao-Restrepo, do departamento de imunização da OMS.

EM BUSCA DO TRATAMENTO

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou o Projeto Solidariedade, uma mobilização inédita para a realização de testes clínicos de possíveis medicações contra o coronavírus, envolvendo serviços médicos de todo o mundo:

O que é o projeto: Em pleno andamento da pandemia, a eficácia de tratamentos contra o coronavírus será avaliada a partir de um esforço coordenado que vai envolver hospitais de diferentes partes do planeta. A meta é abranger milhares de pacientes e dezenas de países, de forma a obter dados robustos em um curto período.

Como vai funcionar: Foi estabelecida uma sistemática simples, para que mesmo hospitais sobrecarregados pelo coronavírus tenham condições de participar. Quando um paciente com covid-19 for diagnosticado e considerado elegível, o médico alimentará o site da OMS com os dados dele. O profissional indicará as drogas disponíveis, e o site determinará de forma randômica qual tratamento usar. Os médicos deverão informar a evolução diária do paciente. Essas informações serão comparadas para identificar o que funciona e o que não funciona.

Quem vai participar: Entre os países que já se engajaram estão França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Argentina, Irã e África do Sul.

Quais são os tratamentos testados: Em lugar de tentar desenvolver um tratamento do zero, o que levaria anos, a OMS resolveu testar drogas ou combinações já aprovadas para outras doenças ou substâncias em desenvolvimento que já se mostraram promissoras contra doenças causadas por outros coronavírus (como sars e mers). Foram elegidos quatro tratamentos, que podem mudar conforme os resultados forem aparecendo:

REMDESIVIR

O que é: Desenvolvido para combater o vírus Ebola, o Remdesivir não mostrou eficácia durante um surto ocorrido no ano passado na República Democrática do Congo. Mas ressurgiu como uma das principais apostas contra o coronavírus.

Como age: O Remdesivir inibe uma enzima que é vital para o vírus conseguir se replicar. Em 2017, fazendo testes em laboratório e em animais, cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) demonstraram que o composto conseguia realizar essa tarefa nos coronavírus que causam a sars e a mers.

Por que está em estudo: Nos Estados Unidos, foram relatados alguns casos de pacientes graves da covid-19 que se recuperaram depois de receber o medicamento, entre eles o primeiro doente diagnosticado no país, um jovem que apresentou melhora um dia depois de o remédio ser ministrado. A aplicação é intravenosa e a toxicidade é baixa.

CLOROQUINA E HIDROCLOROQUINA

O que são: Esses dois medicamentos tornaram-se famosos nos últimos dias. Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que eles permitiriam virar o jogo contra a covid-19, o que provocou uma corrida às farmácias. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reclassificou as duas drogas como produtos especiais de venda controlada, receosa de que o público a adquirisse para uso preventivo, o que seria perigoso, e também porque pacientes que realmente precisam das substâncias não as estavam mais encontrando à venda.

A OMS originalmente não havia incluído a cloroquina e a hidrocloroquina entre os compostos promissores contra a covid-19, mas mudou de posição devido à atenção que estavam eles recebendo em diversos países.

Como agem: São remédios usados há décadas para o tratamento da malária. Eles atuam nos endossomos, compartimentos das células que o vírus pode usar para entrar. No entanto, essa não é a principal forma de entrada do novo coronavírus.

Por que estão em estudo: Testes com células cultivadas em laboratório sugerem que as drogas têm efeito contra o novo coronavírus, mas em doses elevadas, bastante tóxicas. Pesquisadores chineses e franceses relataram sucesso em pacientes de covid-19, os primeiros com a cloroquina e os últimos com a hidroxicloroquina, mas as evidências ainda são consideradas fracas pela comunidade científica.

RITONAVIR + LOPINAVIR

O que é: Essa combinação de drogas é usada há duas décadas no combate ao HIV.

Como agem: Os dois são inibidores de protease. O lopinavir inibe uma enzima do HIV associada à multiplicação do vírus, enquanto o ritonavir faz o lopinavir persistir ativo por mais tempo no organismo.

Por que estão em estudo: A expectativa é que a combinação seja eficaz para inibir a protease de outros vírus além do HIV. Foi demonstrada eficácia no tratamento de saguis infectados com o vírus da MERS. Em Wuhan na China, 199 pacientes receberam um tratamento de duas pílulas ao dias, mas não houve grande diferença de resultado em relação a pacientes que não tomaram essa medicação. No entanto, era pacientes em estado muito grave, e o combinado pode ter sido oferecido tarde demais. Não é uma medicação tóxica, mas pode causar dano ao fígado.

RITONAVIR + LOPINAVIR + INTERFERON-BETA

O que é: O interferon-beta é usado no tratamento da esclerose múltipla. A ideia é usar essa substância em combinação com o ritonavir e o lopinavir para potencializar o combate ao novo coronavírus.

Como agem: O interferon-beta é uma molécula que atua na regulação de inflamações, enquanto as outras duas drogas inibem proteases associadas à multiplicações de vírus.

Por que estão em estudo: Como no caso da combinação lopinavir/ritonavir, o interferon beta mostrou eficácia na recuperação de saguis infectados com MERS. Já há um estudo em andamento na Arábia Saudita em que as três drogas são usadas em conjunto para tratar MERS. No entanto, em pacientes graves de covid-19 há risco de que o interferon beta cause dano a tecidos.

AS VACINAS

Pelo mundo todo, laboratórios trabalham para desenvolver vacinas contra o novo coronavírus. Confira algumas das pesquisas em andamento:

China

Uma vacina desenvolvida pela empresa CanSino Biologics e pela Academia Militar de Ciências Médicas da China já foi testada em animais e, segundo os pesquisadores, teve bons resultados de segurança e de imunização.

Na sexta-feira (20), começaram os testes em humanos, com a aplicação em 108 voluntários saudáveis que não tenham tido a doença, de 18 a 60 anos, em um hospital de Wuhan. Eles foram divididos em três grupos e serão acompanhados por seis meses.

A vacina começou a ser desenvolvida em janeiro, quando a China enfrentava um pico de casos, e se baseia no uso de antígenos específicos que podem gerar uma resposta imune, mas sem a presença de substâncias capazes de gerar infecção.

A CanSino não estabeleceu um prazo, mas informou que trabalha para tornar a vacina disponível o mais rápido possível. A perspectiva é que uma única dose garanta a proteção.

Estados Unidos

Em 16 de março, uma vacina financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e desenvolvida pela empresa de biotecnologia Moderna começou a se testada em 45 adultos saudáveis, de 18 a 55 anos. Uma segunda dose, no braço, será aplicada depois de 28 dias. Nesta primeira fase, os voluntários serão observados por seis semanas, para verificar a segurança das doses. Na fase seguinte, será avaliada a eficácia.

A vacina norte-americana foi desenvolvida em tempo recorde porque se baseou em estudos já feitos sobre outros tipos de coronavírus, para o combate da SARS e da MERS. Ela utiliza a técnica de RNA mensageiro, em que se copia o código genético do vírus em vez de usar o vírus atenuado ou inativado.

Até a vacina estar disponível, acredita-se que será necessário pelo menos um ano.

Israel

Dez dias atrás, um grupo de cientistas israelenses ganhou manchetes mundo afora ao anunciar que teria pronta uma vacina contra o coronavírus em "questão de semanas". O grupo atua no Instituto de Pesquisa da Galileia (Migal), financiado pelo governo de Israel.

A estratégia do Migal consiste em adaptar uma vacina já existente usada na prevenção da bronquite infecciosa das galinhas, com base na similitude genética do coronavírus das aves e do novo coronavírus humano. Os pesquisadores afirmaram que em fevereiro, num lance de sorte, fizeram uma importante descoberta que permitiria ajustar a vacina que já existe, acelerando muito o desenvolvimento.

O anúncio foi de que os testes em humanos começariam em oito a 10 semanas, com a expectativa de que a vacina esteja disponível em um prazo de 90 dias.

Alemanha

No meio de março, veio a público a informação de que o presidente norte-americano Donald Trump havia tentado obter os direitos exclusivos de uma vacina em desenvolvimento pela farmacêutica alemã CureVac. A empresa negou ter recebido qualquer oferta do governo dos Estados Unidos, mas autoridades alemãs e o principal acionista da companhia insistiram que houve a tentativa.

O episódio chamou a atenção para as pesquisas que vêm sendo realizadas pela CureVac, que segundo sua executiva Mariola Fotin-Mleczek encontra-se em uma posição única para "combater qualquer doença infecciosa, não importa se sazonal ou pandêmica", graças ao domínio de técnicas de combinação de RNA mensageiro, conhecimento de doenças e produção de vacinas.

Depois da suposta investida norte-americana, a Comissão Europeia concedeu 80 milhões de euros a empresa, que planeja iniciar os testes de sua vacina em junho. A expectativa é que a CureVac possa produzir milhões de doses a baixo custo.

Brasil

O Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP) trabalha no desenvolvimento de uma vacina a partir de partículas semelhantes a vírus, as chamadas VLPs. O pesquisador responsável, Gustavo Cabral, disse à Agência Fapesp que as vacinas tradicionais, baseadas em vírus atenuados ou inativados, são muito efetivas, mas que o fato do novo corona ser um vírus pouco conhecido, é mais seguro evitar a inserção de material genético no organismo humano.A estratégia adotada na USP é usar as VLPs, que por serem parecidas a vírus são facilmente reconhecidas pelo sistema imunológico, mas sem ter DNA de vírus. As partículas serão inoculadas com antígenos de coronavírus, que fazem o organismo produzir anticorpos, ou seja, uma resposta imunológica que, espera-se, seja capaz de desencadear uma resposta imune ao coronavírus real.

Os pesquisadores dizem que poderiam testar a vacina em animais nos próximos meses.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
BOL Folha.com Estadão.com Folha.com G1 UOL O Globo online Portal Exame Yahoo! IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Agência Brasil Folha de S. Paulo Correio Braziliense online Folha de S. Paulo UOL Folha.com O Globo online UOL BOL Yahoo! Portal R7 IstoÉ Dinheiro online TV GloboNews Portal R7 Pequenas Empresas & Grandes Negócios online Portal R7 G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Rede TV! O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online SBT Interior São Carlos em Rede CNN (Brasil) Time 24 News (EUA) Jornal Ação Popular Folha de Londrina online DL News O Rondoniense Revista Dinheiro Jornal Tijucas Portal Cantu Z1 Portal de Notícias E 103,9 FM China.org.cn Xinhua Español (China) Portal Correio 1News.com.br Sociedade Científica Zero um informa Central das Notícias Terra Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Head Topics (Brasil) Pfarma Jornal da USP online Central das Notícias Nota Diária Nota Diária Época Negócios online El País (Brasil) online Central das Notícias Só Notícia Boa Dica do tio Vale São Patrício Blog Jornal da Mulher Programa InfoSalud (Argentina) Central das Notícias O Alto Acre Notivagos Portal G1 News Central das Notícias Rádio Top Samba Litoral Hoje Silvani Notícias (G1 Notícias) Cenário MT Farol da Bahia Jornal Tijucas TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Ternura FM Central das Notícias Portal da Enfermagem A Rádio Rock 89,1 FM Panorama Farmacêutico Conexão Tocantins ABC do ABC Blog A Crítica Brasil CT&I Biblioteca FMUSP Olhar Digital TV Cariri Studio FM Central das Notícias Anota Bahia Acontece Botucatu SBT Interior Mix Vale Ternura FM Portal F11 Os Cabeças da Notícia Bahia No Ar Tudo Rondônia O Vale online Poliarquia Portal Mato Grosso Jornal Alerta Idest Época Negócios online Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online ClickPB Central das Notícias Resende News Informativo Regional A Voz do Triângulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário da Saúde Pharma Innovation Ciclo Vivo Gizmodo Brasil Vix Circuito de Notícias Mirassol Conectada SBNotícias Portal Hortolândia O Grande ABC Notícias de Mato Grosso Comunidade Notícia Capitolio Consulting Portal Zukka Brasil Preto no Branco Encart Notícias Nossa vida de cada dia Blog dos Pinto Plurale online Tecmundo Região Noroeste RMC Urgente Jornal da Orla RMC Urgente Tudo em Dia Sistema Costa Norte de Comunicação WH3 Portal Lapada Lapada Diário Piauí Novo Cantu Notícias Saúde é Vital online Dinheiro Rural online ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Terra Central das Notícias Conexão Marília Blog Tangará Acontece Portal do Zacarias JC Notícias Bananeiras Online Portal Paraíba Todo Dia La Gazzetta DF (México) Espaço Ecológico no Ar Psicologias do Brasil Blog A Justiceira de Esquerda Curiosidade e Tecnologia Região hoje Portal Hertz Jornal Z Norte online Tribuna de Jundiaí online SP Repórter News online Portal Thathi Jornal Visão (Moçambique) TV Band Diamante Online GR Notícias Gazeta do Santa Cândida online Acontece Pará SBNotícias A Semana (Curitibanos, SC) online Rápido no Ar El punto crítico (EUA) Revista Amazônia Wilson Vieira Portal Vilson Nunes O Rondoniense Poliarquia Portal Porciúncula RBN 94,3 FM Claudia online A Cidade On (São Carlos, SP) Votunews Razões para Acreditar Mix Vale Z1 Portal de Notícias Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Projeto Colabora Conti outra, artes e afins Tribuna União Central das Notícias Central das Notícias Planeta online Protec - Pró-Inovação Tecnológica Algomais online Esteta iGuanambi Poções24hs Revista Fácil Nordeste Lazer e Negócios Rede Pará Jornal Sudoeste Paulista ClickNews Dahora News RolNews Época online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Rádio Web Exclusiva (SE) Head Topics (Brasil) Revista Sustinere online Região Noroeste Meio Norte online Potengi News Central das Notícias A Tarde (BA) online CBN Notícias Folha de Pernambuco online Gazeta Regional (Santa Rosa, RS) O Dia (SP) Tudo Ok Notícias SBT Head Topics (Brasil) Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Blog Mentiras Contra a Igreja Católica Minha Vida ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça A Tribuna (Santos, SP) online Inteligência & Inovação Agora no Mundo Rondonotícias Portal Agora no RS Madeirão Nominuto.com Novoeste Colniza Notícias Última Notícia (João Monlevade, MG) online Verde Vale FM 103,7 Jornal Dia Dia Ab Notícias News TV Replay Folha de Cianorte Fronteira da Paz Santa Portal Portal do Governo do Estado de Mato Grosso Sem Papas São Roque Notícias Surgiu Sudoeste Bahia Daniel no Blog Via 3 Notícias Ariquemes Alagoas Brasil Notícias Sindperícias-GO - Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legitas do Estado de Goiás Jornal da Cidade (Bauru, SP) Atibaia.com.br MT Agora A Tribuna (Santos, SP) Eg News Plantão News (MT) Comunicando para refletir ON Jornal O Mundo do Biomédico O Diário de Mogi National Geographic Brasil online EFE (Espanha) Catraca Livre Amazônia Brasil Rádio Web A Semana News CN7 - Ceará News7 Catve FA Notícias Diário do Poder Correio de Rondônia Correio do Estado da Bahia (Blog) Bastidores do Poder Eg News Ata News Terra BBC Brasil Época Negócios online Destak (Portugal) online Bahia Ligada Economia & Negócios Expresso do Sertão Correio Nogueirense Atual MT Ciência na rua Opera Mundi APqC Notícias Euclides da Cunha FM 91.1 Boas Novas MG Informa Tudo DF Leticia Aguiar Top Stories Brazil Diário Patriota Head Topics (Brasil) Central das Notícias Mix Vale Portal do Holanda Central das Notícias Noticias Diarias de Venezuela O Taboanense IG - Saúde Canoinhas Online CNN (Brasil) Nota Diária Blog Henrique Barbosa Jornal de Piracicaba TN Online Toda Hora Ata News Central das Notícias Jornal Opção (Goiânia, GO) online Renovação Blog Obarão Folha Extra Chapecó Online O Atibaiense Papo Reto Novo Dia Notícias O Documento online GR21 – Gazeta Ribeirinha Jornal Integração online Jornal Extra de Alagoas online Jornal Página do Estado Primeira Hora Portal do Zacarias Gazeta do Dia (Glória de Dourados, MS) O Imparcial (São Luís, MA) online Gonzaga Patriota Jornal O Sepeense Gazeta Norte Mineira online Folha Vitória online Beto Ribeiro Repórter Gazeta Brasil Jornal Gazeta do Estado Relevante News Salvador Notícia Nova Mais Jovem Pan PanAm Post (EUA) Sapo Lifestyle (Portugal) Leiamais.ba Política Livre Portal do Natan Momento MT Portal NPM Saense Rabgle Notícia em Tempo Portal O Sertão Midia News Campo Grande Gazeta da Manhã Portal GRNews Rádio Independente AM 950 Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Povo Mais Goiás Entre Rios Jornal online Epoch Times Brasil Diário GM Folha de Londrina online G7 News Guarantã News Itaberaba Notícias Blog do José Duarte Lima Brasil 247 Brazilian Times (EUA) Conesul News Amambai Notícias A Gazeta Web Umuarama News SP Agora SP Agora MaisConhecer.com Portal da Casa Espírita Nova Era RMF 24 (Polônia) Jornal da Fronteira online DCM - Diário do Centro do Mundo Agora Vale Região dos Vales Daynews FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Impala News (Portugal) Folha do Estado (Feira de Santana, BA) online Blog do Eloilton Cajuhy Tem Londrina Guarantã News Verdinho Notícias APUFSC Estadão Mato Grosso online Blog Primeira Mão Thunder Cheats A Soma de Todos os Afetos Imprensa News Web Interativa Ponto Novo Bonfim Notícias Blog Nonato Notícias Blog do Rogério Alves Notícias O Otimista online Rondônia Dinâmica Jornal Primeira Página online Sim Notícias Portal T5 O Mais Positivo Página1 PB O Bom da Notícia Money Times Mix Vale MidiaMax Blog do Ronaldo Tiradentes Portal Rede Notícias O Nortão online O Repórter (RS) Diário Carioca Metro Jornal online Rádio Sanca WEB TV Mochileiros.com O Democrata online Notícias de Coimbra (Portugal) Paulopes SAPO Notícias (Moçambique) Notícias ao Minuto (Portugal) Studio FM Pelo Mundo DF Portal Cidades Online Jornal Nossa Voz Prensa Latina (Cuba) Litoral FM Santos 91.7 Maracaju Speed Blog Aprenda Mecanica com Murilo Minha Rádio Net Time 24 News (EUA) Rlagos Notícias Time 24 News (EUA) Visão Cidade Claudio Tognolli Jornal de Filadélfia Deutsche Welle (Alemanha) FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Fatos do Iguaçu online LabNetwork Investe São Paulo Universo Racionalista Central das Notícias Recôncavo no Ar A Província do Pará RMF 24 (Polônia) RolimNotícias Valter Vieira Metro 1 Itupeva Agora Portal Sorriso MT Meia Hora Rádio Independência Folha Ribeirão Pires Fatos PB Jornal Regional Manaus Alerta MT é notícia www.futebol365.pt titulos.com.ar www.tercalivre.com.br ZDK News Sorocabanices Zedd Brasil