Flávia Dourado, do IEA/USP
Divulgada em setembro, a primeira parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) traça cenários preocupantes para a elevação da temperatura do planeta nas próximas décadas. No entanto, apesar do tom de alerta desse e de relatórios anteriores do IPCC, as emissões de gases do efeito estufa permanecem altas e o ceticismo em torno da teoria do aquecimento global segue mobilizando opiniões.
Para discutir esse contexto, marcado pelas complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade, o IEA realiza, no dia 6 de novembro, às 10 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física (IF), o seminário Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, o encontro abordará o tema com foco nas interfaces entre ciência do clima, modelos de desenvolvimento e políticas públicas.
Entre os expositores do seminário estão o físico Alexandre Costa, integrante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, que publicou em setembro o Sumário Executivo do GT1 – Base Científica das Mudanças Climáticas do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional. Costa foi gerente do Departamento de Metodologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Também participam do encontro o filósofo e historiador da ciência Hugh Lacey, professor visitante do IEA, e o sociólogo José Corrêa Leite Junior, participante do Projeto Temático Fapesp Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, vinculado ao grupo de pesquisa do IEA.
O seminário é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia, que deve ser feita pelo e-mail leila.costa@usp.br. O Auditório Abrahão de Moraes do IF fica na rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo (localização).
(IEA/USP)