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As regras da atração: parcerias universidades - empresas

Publicado em 10 novembro 2014

Por Bruno de Pierro

Estudo mostra quais fatores influenciam as parcerias entre universidades e empresas no Brasil.  A cooperação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas é um dos principais pilares na consolidação dos sistemas de inovação em qualquer país. Embora essa idéia seja amplamente difundida por meio de políticas de incentivo à inovação empresarial, faltavam no Brasil análises capazes de indicar, com dados concretos, quais são os fatores que influenciam tais parcerias. Um estudo realizado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), agora, conseguiu mostrar que algumas características relacionadas à qualidade da pesquisa acadêmica e ao tamanho dos grupos de pesquisa são determinantes para propiciar interações com empresas.

De acordo com o trabalho, grupos maiores e com desempenho acadêmico mais elevado tendem a interagir com empresas de toda parte, inclusive em regiões distantes. Já os grupos menores e com desempenho acadêmico modesto interagem com empresas mais próximas. Quando as empresas precisam de soluções mais complexas e específicas, elas buscam interagir com grupos de maior qualidade acadêmica, mesmo que tenham que percorrer distâncias maiores, explica Renato Garcia, professor do Instituto de Economia da Unicamp e autor principal do estudo. Os resultados da pesquisa foram publicados em dois artigos: o primeiro, em agosto, na revista Innovation and Development e o outro na revista Estudos Econômicos, no início deste ano. Para Garcia, apesar de os grupos que interagem com empresas mais distantes estarem concentrados em centros metropolitanos, não se pode subestimar o papel dos grupos menores. Eles são capazes de atender às demandas das empresas locais e de colaborar em processos inovativos mais simples, diz.

Para revisar o trabalho na Revista Pesquisa da FAPESP ir ao enlace:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/09/regras-da-atracao/

Revista Pesquisa FAPESP Edição 224 - Outubro de 2014