Notícia

O Diário (Barretos, SP) online

As publicações científicas: dedicação e perseverança!

Publicado em 30 maio 2015

Por Fábio Luiz Ferreira Scannavino

Nas últimas semanas estive concentrado na elaboração de duas apresentações, cujo foco principal era discorrer um pouco mais sobre a importância de uma publicação científica e mais ainda, por que publicar um trabalho de pesquisa. Após algumas revisões sistemáticas da literatura, algumas conclusões foram importantes na tomada de decisão.

As motivações pessoais e por que não institucionais são pertinentes, afinal ninguém move uma palha se não estiver ou for estimulado para a missão ou tarefa. No Brasil, de modo especial, são várias as vertentes que fazem os pesquisadores a serem motivados pelos ideais. Pasmem e não interpretem como algo demagógico, mas as pesquisas mais relevantes, em sua maioria, não estão objetivando o enriquecimento financeiro do pesquisador ou instituição; ao contrário, são àquelas destinadas a cura de enfermidades, a solução de problemas diversos e ao cumprimento de metas pertencentes ao mercado de trabalho.

Embora ainda exista um discreto investimento orçamentário dos governos Federal e Estadual na produção de pesquisa, tal fato não minimiza a demanda às reais necessidades da população. No estado de São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP), tem seu orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do estado, apoiando a pesquisa e financiado a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

No entanto, apenas motivação não basta é preciso uma combinação de curiosidade e competitividade que estimule o pesquisador ao encontro de melhores resultados. A existência de um pesquisador curioso é básico e elementar. A curiosidade é fundamental para a sobrevivência da pesquisa científica, inclusive oferecendo estudos originais e inovadores com uma perspectiva pós-moderna e revolucionária não apenas científica mas também social.

Fábio Luiz Ferreira Scannavino

Especialista, Mestre e Doutor em Odontopediatria pela UNESP - Campus Araraquara/SP

Professor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB - Barretos/SP

Gestor Público em Saúde pela Universidade de Brasília - UnB - Brasília/DF