Notícia

Brazil Journal

As máscaras high

Publicado em 07 maio 2020

Destruição criativa que nada. Quando se trata de combater o vírus, a nova e a velha economia andam de mãos dadas.

A Nanox, uma startup de nanotecnologia que desenvolve materiais para a indústria, e a Elka, a tradicional fabricante de brinquedos, se uniram para fabricar um novo modelo de máscara reutilizável que promete proteger mais que as tradicionais.

O produto foi desenvolvido com base em modelos de máscaras que o Massachusetts General Hospital, o hospital de referência em Boston, disponibilizou para impressão 3D.

“Pegamos esses modelos e em cima deles construímos um produto inédito no mercado,” Gustavo Simões, o CEO da Nanox, disse ao Brazil Journal.

Batizada de Oto, a máscara é feita de plástico e contém dois respiradores com filtros descartáveis nas laterais. (Depois do uso, Simões diz que basta lavar a máscara com água e sabão neutro antes de usar novamente.)

Mas o grande diferencial é que a Nanox aplicou nas máscaras o NanoxClean, um antibacteriano desenvolvido pela empresa que elimina todos os fungos e bactérias do material.

O NanoxClean aumenta a proteção para quem está usando, já que a presença de bactérias e fungos facilita a proliferação do coronavírus.

A Nanox tem entre seus investidores a Crescera (antiga Bozano Investimentos) e a Jardim Botânico, além de ter recebido subvenções decisivas de agências de fomento como a Fapesp e Finep.

O investimento das duas empresas vem num momento em que faltam máscaras em alguns hospitais na linha de frente do combate ao vírus. Há relatos de que médicos e profissionais da saúde têm sido obrigados a reutilizar as máscaras tradicionais, que não são reutilizáveis e deveriam ser jogadas fora depois de cada turno.

As máscaras da Nanox começarão a ser produzidas a partir de 15 de maio na fábrica da Elka, mais conhecida por seus brinquedos para crianças de até três anos — e que viu sua demanda despencar com a crise. (O mundo não está pra brincadeira…)

No primeiro mês, as duas empresas esperam fabricar 200 mil máscaras, que serão vendidas principalmente para hospitais e instituições de saúde. No segundo mês, elas já esperam produzir 600 mil. O preço será de R$ 22 cada, mais R$ 0,5 por filtro.

Com sua fábrica operando a 20% da capacidade, a Elka começou a buscar algum produto em alta demanda e que pudesse ser produzido sem grandes adaptações na estrutura. “Estávamos pensando em várias possibilidades quando, por coincidência, fomos procurados pela Nanox com a ideia das máscaras,” diz Charles Kapaz, o CEO e dono da empresa fundada há 65 anos por seu pai.

Para a Elka, a produção das máscaras não deve ser algo temporário. Kapaz quer entrar no segmento de insumos médicos e produzir, por exemplo, óculos de proteção, que usariam a mesma tecnologia das máscaras.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Pequenas Empresas & Grandes Negócios online UOL BOL Portal R7 O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com Notícias de Campinas Mix Vale Investe São Paulo Nas Notícias Portal do Governo do Estado de São Paulo Com Limão Beto Ribeiro Repórter Rápido no Ar Diário da Saúde Jornal da Orla online A Crítica (MS) online Rapaduratech Central das Notícias Atemporal Blog A Crítica Notícias de Indaiatuba Time 24 News (EUA) Casa de Notícias ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Diário do Rio Claro Algomais online Universo Racionalista Revista Amazônia Associação Paulista de Jornais O Diário de Mogi Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Só Notícias Boas Central das Notícias SindServ Barueri O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online ABC (Espanha) online São Carlos em Rede ABC do ABC RMF 24 (Polônia) Blog Richard Jakubaszko Pais & Filhos online Jornal Dia Dia Olhar Digital Encart Notícias Bahia Municípios 24 Brasil La Vanguardia (Espanha) online Conti outra, artes e afins MunicipioSur.com Naturals Brazil NCYT Amazings (Espanha) Clube FM 93,5 (Itaúna, MG) Actualitat Diària (Espanha) Tribuna do ABCD online Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SP) El Mundo al Instante (EUA) Hoje Consultoria em Inovação EP GRUPO Blog da Floresta Espaço Ecológico no Ar Toda Palavra online ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Foro Química y Sociedad (Espanha) A Província do Pará O Povo Forbes Brasil online MSN Nas Notícias Central das Notícias Inteligência & Inovação Nas Notícias Central das Notícias Finanças Yahoo! ResumoCast Informa Paraíba Tech Na Net Amazônia Press iMato Grosso