A artrite reumatoide é uma doença inflamatória autoimune que causa dor articular e incapacidade funcional.
Estudos mostram que pessoas com essa doença têm um risco 50% maior de morte por doenças cardiovasculares.
Além disso, a artrite reumatoide está associada a problemas de pressão alta. Isso ocorre devido à alta inflamação no corpo e também aos medicamentos usados no tratamento da doença, que podem afetar negativamente os vasos sanguíneos.
Por isso, é importante pensar em estratégias não farmacológicas para controlar a pressão arterial em pacientes com artrite reumatoide. É aí que entra o exercício físico.
De acordo com Tiago Peçanha, pesquisador colaborador da Faculdade de Medicina da USP, o exercício físico é uma das melhores maneiras de controlar a pressão arterial de forma não medicamentosa. No entanto, ainda não se sabia exatamente como o exercício afetava pessoas com artrite reumatoide e pressão alta.
Um estudo apoiado pela Fapesp, que estuda os efeitos da redução do sedentarismo em diferentes populações clínicas, mostrou resultados positivos nesse sentido. O estudo revelou que o exercício físico pode ajudar a controlar a pressão arterial em pacientes com artrite reumatoide e pressão alta.
Eventos estressantes, como estresse mental ou situações que causam dor, podem aumentar a pressão arterial em pessoas com artrite reumatoide. No entanto, os resultados do estudo mostraram que o exercício físico teve um efeito positivo no controle da pressão arterial desses indivíduos.
Portanto, o exercício físico é uma estratégia importante para complementar o controle da pressão arterial em pacientes com artrite reumatoide e pressão alta. Além disso, o exercício também traz outros benefícios para a saúde, como a melhora da função articular e a redução da inflamação no corpo.