Notícia

UFSC - Agecom

Artista Titti Titotto, de São Paulo, realiza exposição individual na Galeria de Arte da UFSC

Publicado em 10 abril 2006

Abre nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 18h30, na Galeria de Arte da UFSC, a exposição individual "Ponto, Linha, Plano", com quatro instalações da artista Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto, "Titti Titotto", de São Paulo. Ela estará presente na abertura da exposição, ocasião em que haverá o "Encontro com o Artista", um bate-papo aberto a artistas, professores, estudantes e público em geral. Titti Titotto falará de sua trajetória e do processo criativo das suas obras. A Galeria de Arte da UFSC funciona no edifício do Centro de Convivência. A exposição poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, até o dia 28 de abril. Contato: (48) 3331-9683 e pelo e-mail galeriadearte@dac.ufsc.br. Atividade gratuita, aberta à comunidade.

Sobre as obras (instalações)
Agnaldo Farias, em Explicação Necessária, para o catálogo da Exposição N. Leriner 1994+10, do Instituto Tomie Ohtake, "Instalação, termo criado ao longo dos anos 60 na esteira dos movimentos ligados ao Minimalismo e que serve para designar obras que, ao contrário de desenhos, pinturas e esculturas tradicionais, não se pode simplesmente arranjar num espaço dado sem que sua presença física o altere significativamente. Modalidade de expressão das mais utilizadas pelos artistas contemporâneos, as instalações (...) freqüentemente são modificadas, quando não projetadas, em função do espaço destinado a recebê-las."
Playground A, fio de lycra e montantes extensíveis
Segundo a artista Titti Titotto, suas instalações apontam um diálogo reconhecido entre a paisagem e o corpo. O trabalho resulta de uma investigação em andamento em estética, fomentada pela FAPESP entre agosto de 2002 e dezembro de 2004, usando as estruturas de tensão (fios de lycra bruta, nylon, arame) como apoio e ponto físicos para reflexões espaciais. Os resultados práticos transitam na fronteira entre belas artes, arquitetura e engenharia estrutural.
Neste contexto, várias instalações artísticas se realizaram em museus e espaços artísticos alternativos de São Paulo, Salvador, Madrid, Bruxelas, Milão, dentre outras localidades, para explorar as relações intrínsecas entre a tecnologia dos sistemas estruturais dos fios e as possibilidades estéticas abertas por suas formas características, interagindo com a luz, a cor, texturas, o movimento e o ambiente.
Titti afirma que alguns conceitos contemporâneos da arte se incorporam às instalações produzidas dentro da investigação, tal como questionamento ambiental como parte do repertório do desenho, da adequação à cultura contemporânea e da interação sensorial completa entre o trabalho de arte e os observadores.
O título da exposição: "Ponto, Linha, Plano" vem da relação estabelecida nos trabalhos entre espaço, Estrutura e Ludicidade, em que cristais ou muitas bolinhas de gude (pontos) formam linhas (Orvalho em fio) ou quase planos (Gude III), e planos (Playground A / Passagem) são formados por linhas.
Os quatro trabalhos propostos para esta exibição em Florianópolis são: Gude III, Playground A, Orvalho em Fio e Passagem e tiveram sua montagem idealizada de acordo com a planta baixa da Galeria de Arte da UFSC.

Sobre a artista
Silvia Lenyra Meirelles Campos Titotto, "Titti Titotto", como prefere ser chamada, é paulistana, solteira, e tem 24 anos. De 200 a 2004, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), com monografia e trabalho plástico "Tensoestruturas na Arte Contemporânea", sob a orientação do Professor Agnaldo Farias, curador da XXV/ Bienal de Arte de São Paulo e ex-diretor do MAM/RJ (Museu de Arte Moderna / Rio de Janeiro). Em 2002, formou-se em Design de Moda, na Academia Brasileira de Artes (ABRA), com a qualificação "estilista". Desde o ano passado cursa mestrado como aluna não-regular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e freqüentou, ainda em agosto de 2005, o Curso de Arte Moderna na Escócia, Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.
Desde 2002 a artista tem um currículo de exposições realizadas no Brasil, como em Recife e vários espaços culturais de São Paulo, como o Museu da FAU USP, além de exposições no estrangeiro, como a exposição "Webs", em Milão, Itália, "Retiro b", no Parque Do Retiro, em Madri, Espanha, e "Performance-estrutura", em Bruxelas, Bélgica, estas duas últimas realizadas em 2005.
Dentre as bolsas e prêmios, citamos Yázigi International: Prêmio Melhor Aluna '96, Intercâmbio cultural em Bradenton-E.U.A., em 1996; Em 2003, Universidade de São Paulo: contemplação de transporte aéreo e manutenção para dar conferência no congresso internacional "Textile Composites and Inflatable Structures", Barcelona, Espanha; Em 2004, : Instituto Superior Técnico de Lisboa: contemplação de manutenção para dar conferência; De 2002 a 2004, FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: Iniciação Científica. Investigação sobre "Espacialidade nas Tensoestruturas", sob a orientação do Professor Ruy M. Pauletti; E, em juho de 2005, Fundação Carolina e Santander Central Hispano: Bolsa Líder de Imersão na Realidade Social Espanhola (IV Edição), como uma dos 60 melhores recém licenciados de Iberoamérica.
A artista possui diversas publicações no Brasil e no exterior como "Spatiality in Tensile Structures", em Milão, Itália, pela Generative Art, em 2004 e, "Conception, Simulation and realization of a Tensegrity-Membrane Sculpture". Caracas, Venezuela, no II Latin American Symposium on Tensile Structures, em 2005. Além disso, soma ao seu currículo diversas conferências que foram dadas em institutos e universidades da Europa.
Esta exposição só foi possível em Santa Catarina graças aos apoios que a artista conseguiu em São Paulo, como o Apoio Cultural da FAU/USP e o Patrocínio de DigiPronto e de Estrela Aviamentos.
A Galeria de Arte da UFSC faz parte do DAC - Departamento Artístico Cultural / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

Serviço:
O quê: Exposição "Ponto, Linha, Plano" de Titti Titotto e Encontro com a Artista.
Quando: Dia 11 de abril, terça-feira, às 18h30.
Onde: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30 até 28 de abril.
Gratuito, aberto ao público.
Contato: (48) 3331-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br - Visite www.dac.ufsc.br
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material da artista.