Notícia

Jornal da USP online

Artigos revisionais apontam relação da obesidade com casos graves da covid-19

Publicado em 10 maio 2021

Por Ivanir Ferreira

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/05/CORPO-E-MOVIMENTO-10-05-2021-JOSE-CARLOS-FARAH.mp3

Na coluna de hoje (10), o professor José Carlos Farah nos apresenta dados de artigos revisionais relacionando a obesidade com as formas graves de covid-19. Um desses artigos, Obesidade como fator agravante da covid-19 em adultos hospitalizados, divulgado na Acta Paulista de Enfermagem, selecionou quatro estudos indicando a prevalência da obesidade em sua relação com a doença; dois estudos associaram a obesidade ao desenvolvimento da covid-19 grave; três estudos associaram a obesidade à necessidade de ventilação mecânica; e outros três estudos associaram a obesidade à mortalidade por covid.

Por fim, o professor Farah explica que, embora a obesidade seja considerada um fator de risco importante para o agravamento da covid, ela pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física.

Fontes

Artigo Acta-ape.org

Artigo endócrino.org.br

Matéria Agência Fapesp

Corpo e Movimento

A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

(Foto: )