O material foi desenvolvido a partir de estudos da UPVacina entre 2019 e 2021 e serve como referência técnica para estudantes, profissionais de saúde, professores e para aqueles que querem mais informações sobre as vacinas
Por Analice Candioto*
Artigo traz os aspectos históricos, imunológicos e tecnológicos sobre vacinas – Foto: FAPESP
O artigo Vacinas: Aspectos Históricos, Imunológicos e Tecnológicos traz os principais conteúdos abordados entre 2019 e 2021 no projeto UPVacina , iniciativa para o combate a desinformação sobre vacinas. O material, com 68 páginas e disponível foi disponibilizado n o Programa de Atualização para Farmacêuticos (Profarma) neste link , e aborda informações técnicas sobre o desenvolvimento de vacinas e explora as diversas subdivisões do tema.
O artigo foi escrito pelo doutorando pelo Programa Interunidades de Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) Wasim Aluísio Prates Syed e pela graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) Nathália Pereira da Silva Leite, pelos professores Leonardo Régis, Marcelo Baruffi, Cristina Ribeiro e Marco Antonio Sthepano, todos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP).
Syed aponta que “o capítulo serve como referência técnica para estudantes, profissionais da saúde e professores que desejam entrar na área ou simplesmente para quem quer mais informações técnicas sobre as vacinas, tirar dúvidas de pacientes e combater as fake news”. Além disso, o artigo mostra processos históricos, sociais e científicos das vacinas, caracteriza as principais plataformas vacinais, analisa os mecanismos de ação, formulação e as principais vias de administração para a imunização. O material também conta com ilustrações, esquemas didáticos, tabelas informativas, atividades sobre o conteúdo abordado e referências técnicas, incluindo livros e artigos científicos.
Os autores também publicaram um gráfico interativo, com todas as vacinas disponíveis no bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até 2022. Os interessados podem acessar o gráfico, neste link.
UPVacina
União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP , o Centro de Terapia Celular (CTC) , o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) , a Ilha do Conhecimento , a Vidya Academics , o Gaming Club da FEA-RP , o Pretty Much Science , em parceria com instituições científicas/acadêmicas e grupos de divulgação científica.
O objetivo é unir a Academia, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas. Entre as ações realizadas estão: produção de material informativo, eventos expositivos e combate às informações falsas.
*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone
Política de uso