Notícia

Jornal Folha Noroeste

Artigo sobre gambá polinizador ganha destaque na mídia mundial

Publicado em 03 março 2020

Ferramenta aponta que artigo está no top 5% entre 14 milhões de resultados já rastreados

Um artigo publicado no início de fevereiro por pesquisadores e graduandos da Unesp no câmpus de Botucatu ganhou destaque na mídia internacional, de acordo com o site Altmetric, que aponta a repercussão de determinado artigo por meio de métricas alternativas baseadas em atividades online e mídias sociais.

O artigo em questão foi publicado na revista Ecology, e confirmou uma hipótese levantada pela professora da Unesp Patrícia Morellato ainda nos anos 90 de que um gambá poderia ser o polinizador das flores da espécie Scybalium fungiforme. A descoberta foi feita pelos alunos da disciplina de graduação Projetos Integrados em Ecologia, ministrada pelo biólogo Felipe Amorim, do Instituto de Biociências da Unesp, no câmpus de Botucatu. [ver box abaixo]

Flor polinizada por gambá surpreende pesquisadores

Apesar de não existir uma descrição formal de características florais voltadas para atrair o marsupial, observação confirma predição de quase 30 anos. Leia a notícia completa no site da Revista Pesquisa Fapesp. 

Segundo o site Altmetric , o artigo em questão atinge até hoje (28 de fevereiro), um score de 120, e está no top 5% de todos os resultados de pesquisa já rastreados pela ferramenta. No total, o site já monitorou mais de 14 milhões de repercussões de pesquisas.

Além disso, a ferramenta já acompanhou 5.412 resultados de pesquisa do journal Ecology,e o artigo ocupa a 35º lugar da lista. Essa posição o que o coloca a frente de 99% dos demais artigos. O Altmetrics destaca ainda que esse journal como um todo costuma repercutir acima da média dos demais periódicos, com uma nota de 9,2 (em uma escala de 0 a 10).

O mapa abaixo mostra os países em que o artigo foi comentado, seja pela mídia tradicional, blogs especializados ou mídias sociais, como o Twitter e o Facebook. Na ilustração é possível ver menções em países como Estados Unidos, Índia, Austrália, Reino Unido, Japão ou Costa do Marfim.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Eco 21