Notícia

Cidades (Jaboticabal, SP) online

Artigo – Quanto valem USP, Unesp e Unicamp? Quem deve bancá-las?

Publicado em 17 junho 2016

São Paulo tem o mais forte, completo e sofisticado sistema de ensino superior público, financiado com recursos estaduais, do País: USP, Unicamp, Unesp e Fapesp são nomes cuja reputação no mundo acadêmico e científico é um patrimônio nacional. As três universidades paulistas figuram nas melhores posições em qualquer avaliação séria que seja feita em nível mundial e continental. Tendo em vista que são universidades novas (em comparação com as mais importantes do mundo) e dotadas de muito menos recursos do que as líderes globais, USP, Unicamp e Unesp merecem admiração e apoio por terem chegado aonde estão. Os problemas que enfrentam não autorizam ninguém a reduzir-lhes os méritos. Embora estes não devam justificar a falta de solução para referidos problemas.

As contribuições que as três paulistas têm dado à sociedade, ao desenvolvimento e à cultura são inquestionáveis: o contingente de profissionais de nível superior altamente qualificado já ofertado, o volume dos que estão em formação e o potencial para seguir provendo o mercado de trabalho e a sociedade de graduados e pós-graduados; avanços científicos em todas as áreas do conhecimento; inúmeros serviços prestados às comunidades onde estão instalados seus campi; a atuação marcante nos debates relevantes da sociedade, desde que existem.

A presença fertilizante e emancipadora das três paulistas na vida quotidiana do povo de São Paulo e do Brasil só fez crescer, quantitativa e qualitativamente, nas duas últimas décadas, como revelam relatórios atrás de relatórios e um olhar minimamente atento de qualquer um. Na última década, esse crescimento foi financiado pela expansão da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), graças ao crescimento da economia e das vendas, mantida constante a fatia do bolo destinada aos três orçamentos universitários (9,54% dos 75% do bolo do ICMS que fica com o Estado).

Leia artigo completo de Valdemir Pires, economista e professor do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara:
http://brasil.estadao.com.br/blogs/tudo-em-debate/quanto-valem-usp-unesp-e-unicamp-quem-deve-banca-las/

FONTE – UNESP