Notícia

Jornal O Imparcial (Araraquara, SP)

Artigo de pesquisadores do CDMF é capa da revista American Chemical Society

Publicado em 24 fevereiro 2019

Na pesquisa em nanotecnologia, um esforço significativo é dedicado a fabricar padrões de nanopartículas metálicas nas superfícies de diferentes semicondutores para encontrar materiais inovadores com características favoráveis, como propriedades antimicrobianas e fotocatalíticas.

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, apresentou um trabalho envolvendo o progresso experimental e computacional, com a abordagem combinada, sobre a atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) de amostras de a-Ag2WO4 (tungstato de prata) sintetizadas, publicado na capa da edição desta semana da Revista American Chemical Society.

Observações diretas do arranjo de Ag NPs nos compostos a-Ag2WO4 irradiados com um feixe de elétrons e laser, através de microscopia eletrônica de transmissão (TEM) E LASER. Este desempenho superior pode ser atribuído aos efeitos cooperativos das facetas de cristal e engenharia de defeitos. Estes resultados sobre a síntese e estabilidade dos a-Ag2WO4 podem ser usados para o desenvolvimento de agentes bactericidas altamente eficientes para uso em remediação ambiental e a extensão potencial de métodos para produzir materiais com aplicações catalíticas.