Notícia

Portal Viva

Artigo: "Câmara Alemã premia projetos de sustentabilidade"

Publicado em 08 agosto 2014

Por Rogério Ruschel

Dia 5 de agosto foram entregues os prêmios para os nove vencedores da 13a. terceira edição do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – SP desde o ano 2.000.

Na edição 2014 competiram 76 projetos de empresas, ONGs, organizações de governo e de pessoas físicas, sendo 25 na Categoria Natureza, 33 na Categoria Humanidade e 18 na Categoria Tecnologia. Os vencedores foram o Fundo Vale, a Fundação O Boticário, a Fundação Amazonas Sustentável, a Votorantim Cimentos, a Bayer CropScience, a Prefeitura Municipal de Extrema, o Instituto Brasileiro de Turismólogos e a CEPFS.

A Comissão Julgadora foi composta por jornalistas, profissionais especializados e execuivos de empresas: Adalberto Wodianer Marcondes (Revista Online Envolverde), Carlos Fioravanti (Revista Fapesp), Cilene Victor (Revista Consciência Ambiental), Cyro Eyer do Valle (consultor), Claudia Piche (revista Ideia Sustentável), Enio Viterbo Junior (Diretor Corporativo de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Gerdau), Lineu Bélico (professor da USP), Luiz Fernando de Araújo Bueno (diretor de Sustentabilidade da CIESP Campinas e dirigente da FIESP), Ricardo Rose (consultor) e Simone Silva Jardim (Revista Ambiente sem Fronteiras).

A coordenação dos trabalhos foi feita por Rogerio Ruschel (diretor da Ruschel & Associados), a auditoria externa independente dos resultados foi feita por Rosimeire Kato (da Tuv-Nord) e a Coordenação geral do prêmio foi de Daniely Andrade , diretora de Meio ambiente, Energia e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – São Paulo.

A edição 2014 deste prêmio que é considerado o mais importante do Brasil teve como patrocinador a Volkswagen  do Brasil e o apoio do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente , da Organização das Nações Unidas – ONU, do WWF – Fundo Mundial para a Natureza e do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

O resumo dos projetos premiados está disponível no site do prêmio - http://www.premiovonmartius.com.br/