Notícia

Jornal da USP

Arte e Fotografia

Publicado em 03 novembro 2009

O Boletim 3 (Casa Editorial Alameda, 168 págs., R$ 35,00), publicação do Grupo de Estudos Arte & Fotografia, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, será lançado na próxima segunda, dia 26 de outubro, das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes Paulista.

Com coordenação editorial de Tadeu Chiarelli e Heloisa Espada Rodrigues Lima, está dividido em três blocos, sendo que o primeiro traz artigos de autores convidados, como o do artista e teórico alemão Andreas Müller-Pohle, com "Estratégias de Informação", publicado pela primeira vez em português (com tradução revisada pelo autor), em que reflete sobre os impactos que a fotografia causou no âmbito da arte a partir do impressionismo, para se pensar a prática artística das últimas cinco décadas.

Há ainda outros dois textos: "Peter Schaier: Fotografia e Paisagem Urbana no Novo Mundo", de Ana Falbel, e "Pintura e Fotografia no Brasil do Século XIX - Considerações Acerca do Álbum Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond", de Maria Antonia Couto e Silva. Já o segundo bloco reúne trabalhos do 2º Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de Investigação e o terceiro traz o projeto Christian Boltanski e Rosângela Rennó: A identidade individual e nacional superada no coletivo, de Thiago Gil Virava, que ganhou a bolsa de iniciação científica da Fapesp.

A revista pode ser adquirida nas Livrarias Cultura do Conjunto Nacional e do Shopping Market Place ou durante o lançamento, na Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509).