Notícia

Terra

Arroz com feijão pode proteger contra câncer oral

Publicado em 31 março 2007

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que a combinação arroz com feijão pode reduzir a chance de adquirir câncer oral, doença que responde por quase 3% de todos os tumores malignos no Brasil. Segundo informações da Agência Fapesp, a pesquisa investigou as associações entre a doença e a dieta de 835 habitantes da capital paulista, sendo 366 pacientes com câncer oral e 469 indivíduos sem histórico da doença.
Segundo a coordenadora do trabalho, a nutricionista Dirce Maria Marchioni, a pesquisa constatou uma tendência significativa de diminuição do risco de câncer oral com o aumento do consumo de arroz e feijão. "Quanto mais as pessoas do estudo consumiram arroz e feijão, menor foi a probabilidade de elas pertencerem ao grupo dos indivíduos com a doença", disse a pesquisadora. Segundo ela, 14 porções de feijão por semana representou um risco 60% menor de ter a doença. No caso do arroz, o índice foi de 40%.
No entanto, ainda não estão claros os motivos que podem explicar a proteção que esses alimentos oferecem contra o câncer oral. Os pesquisadores acreditam que o baixo teor de gordura saturada e de colesterol desses alimentos pode ser um dos fatores. Quando comparados às pessoas sem câncer oral, os indivíduos com a doença relataram, em geral, consumo menor de arroz, feijão, massas, vegetais crus e saladas, informou a Fapesp.