Notícia

Gazeta de Piracicaba online

Arranjo Produtivo do Álcool é oficializado

Publicado em 17 abril 2007

Por Daniele Ricci

Foi oficializada ontem, na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), a criação do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) da região de Piracicaba, com a escolha da diretoria provisória, presidida pelo secretário da Semic, Luciano Santos Tavares de Almeida, também representante da Motocana, tendo como vice-presidente Tarcísio Mascarim, da Dedini Indústria de Base, e como secretário José Antonio de Godoy, da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A diretoria provisória do Apla, formada por parceiros, apoiadores e sócios-fundadores de diversos setores, atuará durante 120 dias, até que a estrutura esteja totalmente registrada.
"Pretendemos consolidar a diretoria de fato até 17 de julho, quando tem início o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira)", disse Luciano Almeida, que na manhã de hoje estará reunido com o diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique de Brito Cruz, e com o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, Carlos Américo Pacheco, para uma reunião sobre estudo e desenvolvimento de pesquisa de financiamento, que acontece no auditório do CTC (Centro de Tecnologia da Cana).
Os conselhos do Apla terão mandatos de quatro anos e dois anos para a diretoria executiva, que será nomeada levando em conta os nomes dos 13 conselheiros. Ao longo do período provisório, a nova diretoria discutirá e atuará para desenvolver a estrutura do arranjo. Para Luciano Almeida, são parceiros fundamentais nesse processo de criação e trabalho do Apla o CTC, a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Ele revelou que a Petrobrás também está "namorando" uma parceria com o Apla.

Diretoria
A diretoria provisória do Apla conta ainda com José Vaz (Simtec), Henrique Mattosinho D'Avila (P.A.SYS Engenharia e Sistemas), Alex Gama Salvaia (Lubiani Transportes), José Edgard Camolese (Construtora Reynolds), Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro (Sebrae/ SP), Paulo Torres (Nace), Theodoro Paraschiva (CNH), Juliano Angeli (Fremhi), Wagner Fróes (Mecmont Soluções Industriais), Augusto Cardinali Júnior (Aderp), Hans Eckert (Ciesp e Elring Klinger), Marcos Farhat (Afocapi e Coplacana) e Homero Scarso (Ciesp Piracicaba).