Notícia

Portal Lumière

Arquivos históricos sobre energia elétrica na Internet

Publicado em 01 novembro 2008

Um pouco mais da história da energia elétrica no Estado do São Paulo poderá ser conhecida, em breve, por meio da Fundação Energia e Saneamento. Juntamente com professores e pesquisadores de universidades do Estado, a Fundação está realizando um projeto de coleta de dados sobre a história do setor. O objetivo é reunir documentos do acervo da Fundação e outros disponíveis nas concessionárias para posterior digitalização e acesso via internet.

O projeto Eletromemória é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com  R$ 150 mil e coordenado pelo professor do departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), Gildo Magalhães dos Santos. A equipe de 40 pesquisadores é formada por alunos de graduação, pós-graduação e mestrado em História e Arquivologia da USP, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas'(Unicamp) além de estudiosos da Fundação.

O grupo realizará o mapeamento e diagnóstico do patrimônio dos acervos relacionados à implantação e ao desenvolvimento da geração; transmissão e distribuição da energia elétrica no Estado de São Paulo no período de 1890 a 2005, em um prazo de dois anos.

A fundação possui um acervo total de três mil fotos, 1.500 metros lineares de documentos, 60 mil caixas de documentos para pesquisa e uma biblioteca com 20 mil volumes. "Queremos, primeiro, dar a referência de tudo. Com o projeto, multiplicaremos a quantidade de pessoas envolvidas e a capacidade de trabalho aumenta muito", disse a supervisora de serviços e projetos especiais da Fundação, Márcia Pazin. Segundo ela, no início de 2010 os internautas poderão ter acesso às referências de todo o acervo.

Os interessados em acessar os documentos do acervo da Fundação Energia e Saneamento devem acessar o site www.museudaenergia.org.br, no link "consulte nosso acervo", ou entrar em contato pelo telefone (11) 3276-4747 para agendar uma visita.