Notícia

Gestão C&T

Arquivos do Deops estão disponíveis na Internet

Publicado em 27 janeiro 2009

No último dia 24, foi lançado o site do Projeto Integrado Arquivo Público do Estado de São Paulo e USP (Proin). O portal disponibiliza arquivos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops) dos anos de 1924 a 1983, período que abrange duas ditaduras.

Na mesma ocasião, ocorreu a reinauguração do Memorial da Resistência de São Paulo, localizado no antigo prédio do Deops, no Largo General Osório, onde hoje funciona a Estação Pinacoteca.

“Antes do trabalho feito no Proin, os documentos do Deops só estavam disponíveis em microfilme e era muito difícil localizar um prontuário. Com o site, basta digitar o nome da pessoa ou da instituição para encontrar a ficha. Isso facilitará o cruzamento de dados com outros arquivos e permitirá reescrever a memória política brasileira”, disse a coordenadora do Proin, Maria Luiza Tucci Carneiro, em texto da Agência Fapesp.

O trabalho teve início em 1999 com um Projeto Temático apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que originou o Proin e resultou na organização da documentação referente ao período entre 1924 e 1954.