Notícia

Planeta Universitário

Arquivo Público inaugura exposição sobre período colonial em São Paulo

Publicado em 14 abril 2015

O Arquivo Público do Estado de São Paulo inaugura com um seminário, às 9h30, em 28 de abril, a exposiçãoEm Nome D´el Rey – 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015). A mostra trata do período colonial no Estado e ficará em cartaz até 31 de julho de 2015. A figura central da exposição é o português Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, que chegou ao Brasil em 1765 e governou São Paulo até 1775. Sua missão era restaurar a capitania, extinta em 1748.

Ativo e enérgico, buscou reverter a pobreza e abandono em que São Paulo se encontrava: organizou o governo, reforçou suas defesas, criou vilas, recenseou a população e fomentou a economia.

O legado dessas iniciativas é um conjunto de documentos, como requerimentos, alvarás, avisos, provisões, patentes e cartas de sesmarias, que informam sobre as relações de poder, estrutura agrária, economia, justiça e organização militar e proporcionam um espelho do Antigo Regime.

O seminário e a exposição serão realizados no Arquivo Público do Estado de São Paulo, à rua Voluntário da Pátria, 596, Santana, São Paulo. A exposição tem entrada gratuita e estará aberta ao público das 9 horas às 17 horas.

Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br/site/noticias/ultimas/ver/arquivo-publico-apresenta-exposicao-sobre-periodo-colonial-em-sao-paulo.

Agência FAPESP