Notícia

Anarquista

Arquivo João Penteado e sua Importância para os estudos de Educação Anarquista No Brasil

Publicado em 16 agosto 2021

Criado, em 1992, por iniciativa de professores da Faculdade de Educação da USP preocupados com a produção de instrumentos de pesquisa para a escrita da história da educação brasileira, o Centro de Memória da Educação – CME/FEUSP integra o esforço de revitalização do campo de produção da pesquisa histórica por meio da problematização e alargamento da concepção de fontes em história da educação, e ampliação da historiografia.

O texto discute os procedimentos de pesquisa, conceitos e métodos utilizados, e os resultados do projeto Educação Anarquista no Brasil.

O Acervo João Penteado (1912 a 1961), voltado à análise de conjunto documental inédito, de interesse substantivo para a reconstrução histórica das práticas educativas desenvolvidas na Escola Moderna, bem como sobre a história do ensino no estado (auxílios CNPq e FAPESP).

Via: https://www.academia.edu/34196334/Arquivo_Jo%C3%A3o_Penteado_e_Sua_Import%C3%A2ncia_Para_Os_Estudos_De_Educa%C3%A7%C3%A3o_Anarquista_No_Brasil?email_work_card=title