Notícia

Administradores

Arquivo de Clarice Lispector é tema de estudo na Unesp

Publicado em 07 junho 2012

Entre esta quinta-feira (7) e sábado (9) o estudante da Unesp de Marília Marcos Ulisses Cavalheiro, do curso de Arquivologia, estará participando, em Whitehorse/Yukon, Canadá, da Conferência Anual dos Arquivistas Canadenses. Seu trabalho sobre a obra de Clarice Lispector é o primeiro e único de graduação que receberá espaço para discussão no evento.

Orientado pela professora Sonia Troitiño e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – Fapesp, o trabalho, intitulado "A organização arquivística nos arquivos pessoais de escritores brasileiros: relato do Arquivo Clarice Lispector', parte do princípio que os arquivos pessoais são dotados de caráter histórico, pois dizem respeito à vida privada de uma determinada pessoa de repercussão para a sociedade.

Sendo assim, arquivos pessoais deveriam ser preservados devido ao valor cultural, patrimonial e testemunhal que caracteriza essa documentação referida. O autor verifica os desafios em torno d aplicação do 'respect des fonds' na organização dos arquivos pessoais, princípio que estabelece que arquivos de diferentes procedências devem ser mantidos separados para preservar o seu contexto.

É assim analisada e relatada a metodologia de organização do Arquivo Clarice Lispector (ACL) e, nessa perspectiva, é identificada como a identificação das tipologias documentais subsidiou a inserção do acervo em questão em contexto arquivístico.

O ACL, localizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é consultado por pesquisadores de diversas nacionalidades, gerando teses acadêmicas, ensaios e biografias. O material que compõe esse fundo documental foi doado pelo filho da escritora, Paulo Gurgel Valente. Nele, há subsídios essenciais para o estudo da obra da escritora, correspondência, fortuna crítica, documentos pessoais, entre outros, e também diversos itens de sua produção literária, sendo preponderante a não ficcional, como é o caso da coleção de seus artigos publicados no Correio da Manhã sob o pseudônimo de Helen Palmer.