Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Arquitetura na América Latina é tema central de encontro internacional

Publicado em 30 agosto 2010

A produção teórica em torno da arquitetura latino-americana está no centro dos debates do Encontro Internacional sobre Arquitetura e Urbanismo na América Latina, aberto nesta segunda-feira (30) na Unicamp. O evento, organizado por docentes do Instituto de Artes (IA), Instituto de Filosofia e

Ciências Humanas (IFCH) e Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), serve de preparativo para o 14º Seminário de Arquitectura Latinoamericana (SAL), a ser realizado na própria Universidade, em 2011. As atividades, que são abertas à comunidade acadêmica, prosseguem hoje, no Auditório do IA.

O encontro foi aberto oficialmente pelo coordenador geral da Unicamp, professor Edgar Salvadori De Decca, que representou o reitor Fernando Ferreira Costa. Na ocasião, ele saudou os participantes e destacou a importância do evento, que tem contribuído nos últimos 25 anos para a realização de uma reflexão crítica sobre a arquitetura produzida no continente. A primeira mesa-redonda, mediada pelo professor Fernando Diniz Moreira (UFPE), contou com a presença de dois convidados estrangeiros: Ramón Gutiérrez (Argentina) e Jorge Ramirez (Colômbia).

O primeiro falou sobre o surgimento do SAL e apresentou aspectos que nortearam as discussões nas 13 edições já realizadas. Durante sua palestra, Gutiérrez ressaltou que mais importante do que assumir a cultural global é compreender melhor os aspectos regionais, "sem o que não conseguiremos dar as respostas adequadas aos nossos problemas". Ramirez, por sua vez, tratou das fases pela qual o seminário passou ao longo de duas décadas e meia. Segundo ele, um ponto fundamental a ser debatido neste momento é como a continente construirá um pensamento próprio e como esse pensamento permitirá que o futuro seja olhado.

Nesta terça-feira, o Encontro Internacional sobre Arquitetura e Urbanismo na América Latina terá, pela manhã, uma reunião de trabalho. À tarde, às 14h, uma mesa-redonda debaterá o tema "Arquitetura e Urbanismo Contemporâneo na América Latina". Os convidados são Gustavo Moré (República Dominicana) e Humberto Eliash (Chile). O mediador será o professor Paulo Bruna (FAUSP). O evento conta com a colaboração do Mackenzie e PUC-Campinas e com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex) da Unicamp.