RIO - A Rede Ibero-americana de Estudos Internacionais (Ribei), o Real Instituto Elcano, da Espanha, e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) promovem a conferência internacional Novas Tendências de Cooperação Política e Comercial e seus Impactos Regionais, nos dias 8 e 9 de maio. O evento, que é aberto ao público, acontece das 9 às 18 horas, na sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
Criada em 2010, pela associação de 43 centros de estudo da América Latina, Portugal e Espanha, a Ribei realiza anualmente um conferência internacional aberta ao público e que reúne personalidades, pesquisadores e operadores das Relações Internacionais em torno de temas da atualidade que envolvam a América Latina e a Ibero-américa.
- Nos concentraremos em analisar o impacto que terá na região a tendência global de formação de grandes áreas de livre comércio, como o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TTP, na sigla em inglês) e o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), entre outros temas que concernem ao futuro da América Latina e ao sistema Ibero-americano - diz o secretário-executivo da Ribei, Carlos Malamud.
Neste ano, em sua quarta edição, a conferência terá palestra magna apresentada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil professor Celso Lafer. Além desta palestra e do debate sobre os impactos do TPP e do TTIP na região, serão abordados temas como o papel da iniciativa privada na integração regional; a perspectivas da Aliança do Pacífico e do Mercosul; e o novo panorama político da América Latina.
O globo