Notícia

Jornal Dia Dia

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira

Publicado em 01 outubro 2017

Em 2016 em média, a região Noroeste Paulista registrou 76 dias sem chuvas e este ano, foram 87 dias sem chuvas quando nos dias 17 e 18 de agosto, volumes médios de chuvas de 47 mm interromperam a contagem do período de seca na região. De acordo com  o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez – Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, “as chuvas de agosto foram suficientes para recompor o armazenamento da água no solo ao nível da profundidade efetiva média das raízes da principais culturas cultivadas na região e esta água se esgotaria em torno de 10 dias considerando a época do ano se novas chuivas não viessem”.

A região Noroeste Paulista registrou elevação de temperatura e a escassez das chuvas e com isso foram registradas as mais elevadas taxas de evapotranspiração do ano, com média a partir de 18 de agosto de 2017 até agora de 4,8 mm/dia de evapotranspiração de referência na região, com pico de 7,8 mm/dia no dia 13 de setembro de 2017 em Pereira Barreto e com frequência grande de taxas maiores que 6,0 mm/dia. Em setembro, a média histórica esperada é de 4,5 mm/dia e estamos com 5,2 mm/dia, exigindo o uso de sistemas de irrigação para a produção de milho e feijão, principalmente. Pomares de citros, videiras e pastagens também são irrigadas nesta época.

 

Evolução da evapotranspiração de referência no Noroeste Paulista em setembro de 2017. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira

 

Evolução da evapotranspiração de referência histórica no Noroeste Paulista e ao longo do ano de 2017. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira

Chuva irregular

O monitoramento climático feito pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista com dados disponíveis no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira mostrou “novamente a irregularidade das chuvas, no tempo e no espaço, resultando em um cenário que impõe restrições ao desenvolvimento de diferentes atividades econômicas”, como destaca o Professor Dr. Fernando Tangerino.

Em Populina foi onde mais choveu em 2017, com um volume total de 1.004 mm até o momento, o que representa 83% do esperado, mas está há 129 dias sem chuvas maiores que 10 mm, enquanto que em Sud Mennucci foi registrado o menor volume de chuvas, apenas 640 mm, ou 51% do esperado, estando há 41 dias sem chuvas.

De acordo com o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira as chuvas previstas historicamente para os meses de agosto e setembro na região Noroeste Paulista são de 30 e 74 mm, respectivamente, mas em 2017 foram registrados em média 47 mm em agosto e nenhuma chuva em setembro, enquanto que em 2016 foram 78 mm em agosto e 40 mm em setembro. De maneira geral, o volume médio acumulado de chuvas em 2017 até agosto é de 841 mm, exatamente o esperado com base nos registros históricos e representam 67% do esperado, mas o problema segundo o Professor Fernando Tangerino, “está na irregularidade e não no total, o que exige investimentos e ações para mitigar ou desenvolver a resiliência à estas situações extremas se desejamos sucesso na atividade de produzir alimentos, quando se trata de analisar os efeitos da seca no campo”.

Evolução dos volumes totais de chuva histórica no Noroeste Paulista e ao longo do ano de 2017. Fonte: Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira

Inovagri International Meeting

Neste cenário que se repete a cada ano, mudando a intensidade, no campo são feitos investimentos em sistemas de irrigação que garantem a sustentabilidade e a segurança hídrica para o negócio de produzir alimentos, investimento que traz também oportunidades e desenvolvimento sócio-econômico à municípios e regiões e os mais renomados especialistas em agricultura irrigada do Brasil e do exterior estarão reunidos em Fortaleza a partir do dia 2 de outubro de 2017 no Inovagri International Meeting e XXVI CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, quando será discutido o estado da arte da irrigação e do uso da água na agricultura. Produzir mais com menos água, incremento da eficiência da irrigação, sistemas de irrigação e ainda as empresas que mostrarão suas técnicas para aumentar a lucratividade no campo deste que é o maior e mais complexo evento da agricultura irrigada da América Latina. São esperadas mais de 700 pessoas, desde estudantes até profissionais.

UNESP participará

A UNESP estará presente no Inovagri International Meeting e XXVI CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, com Professores e alunos de Ilha Solteira, Botucatu e Jaboticabal. Da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez participará ministrando no dia 2 de outubro sua palestra na 2a. Mesa Redonda “Utilizando extensas coleções de dados meteorológicos, de solo, de uso da terra e imagens de satélite no Google Earth Engine para determinação da evapotranspiração e tomada de decisão de irrigação” quando mostrará como a estrutura de monitoramento climático financiada pela FAPESP e o sensoriamento remoto se configuram em uma poderosa ferramenta para a gestão hídrica e para a pesquisa aplicada e usará a região Noroeste Paulista e os trabalhos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para ilustrar isso, enquanto estudantes de Graduação e Pós-Graduação sob sua Supervisão apresentarão nove artigos científicos desenvolvidos na região e que acreditam que podem e devem ser usados como ferramentas de aumento da eficiência do uso da água na agricultura e a modernização no campo.

SERVIÇO – Inovagri International Meeting e XXVI CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem,
2 a 6 de outubro de 2017 – Fortaleza – Centro de Eventos do Ceará
http://www.inovagri.org.br/meeting

Este press-release teve como base a edição de 28 de setembro de 2017 do [Pod Irrigar] – o podcast da agricultura irrigada onde semanalmente o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez dá dicas de agricultura irrigada e agroclimatologia a partir de  http://podcast.unesp.br/podirrigar

SERVIÇO – Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira publica regularmente informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no Noroeste Paulista em seu BLOG em http://irrigacao.blogspot.com e também mantém canais adicionais de informação como se segue:
– Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
– Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
– Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
– Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
– Pod IRRIGAR – O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
– Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
– Informações também em (018) 3743-1959
— ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO UNESP Ilha Solteira Avenida Brasil Centro, 56 – Caixa Postal 34 15385-000 – ILHA SOLTEIRA – SP Telefone: (0xx18) 3743-1959 Skype: equipe-lhi Canal de Conteúdo: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php Blog: http://irrigacao.blogspot.com Canal CLIMA: http://clima.feis.unesp.br YouTube: www.youtube.com/fernando092 Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira Irriga-L: www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php