Notícia

Esteta

Arctic Circle realiza assembleia em outubro

Publicado em 22 julho 2016

O Arctic Circle é a maior rede internacional para discussão e cooperação sobre o futuro do Ártico. Trata-se de uma plataforma aberta com participação de governos, universidades, empresas e diversos tipos de organizações.

O Arctic Circle realiza anualmente uma assembleia que reúne mais de 2 mil participantes de 50 países. Este ano, a reunião ocorrerá de 7 a 9 de outubro, no Centro de Conferências Harpa, em Reykjavík.

A reunião em 2016 abordará temas como “Derretimento do gelo marítimo e extremos climáticos”, “Segurança no Ártico”, “Estruturas de investimento no Ártico”, “Desenvolvimento regional”, “Energia”, “Papel e direitos de povos indígenas” e “Ecossistemas e ciência marinha”.

A Universidade Estatal de São Petersburgo realizará um painel para abordar a cooperação ártica dos países-membros dos BRICs. “O Brasil é o único país dos BRICs que não tem atividades no Ártico”, destaca Sergio Trindade, presidente da consultoria SE2T, que participará do painel. Trindade foi autor contribuinte do Relatório Especial sobre Fontes de Energia Renovável e Mitigação da Mudança Climática do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2011.

Mais informações: www.arcticcircle.org

Agência FAPESP