Notícia

O Dia (RJ) online

Aquecimento pode ter aumentado volume de chuvas

Publicado em 29 agosto 2007

EUA - Uma análise realizada pela Nasa mostrou que o volume de chuvas em regiões tropicais aumentou 5% no período entre os anos de 1979 e 2005, informou nesta quarta-feira a Agência Fapesp. O ano mais chuvoso foi 2005, seguido por 2004, 1998, 2003 e 2002. Segundo os cientistas, o aquecimento global pode ser a causa.

"Ao observarmos todo o planeta por quase três décadas, vimos que o total de chuva mudou muito pouco. Mas, nos trópicos, onde estão quase dois terços da precipitação, houve um aumento de 5% no período estudado", disse Guojun Gu, do Centro Goddard de Vôo Espacial, principal autor da pesquisa à publicação Journal of Climate.

 Os pesquisadores dizem que o aumento nas temperaturas atmosférica e superficial da Terra pode estar acelerando a reciclagem de água entre a terra, os mares e o ar. Temperaturas mais elevadas aumentam as evaporações oceânicas e terrestre e fazem com que o ar tenha mais umidade. A conseqüência é a formação de nuvens que produzem chuva.

Gu e seu colega Robert Adler estão agora trabalhando em uma análise detalhada da relação entre temperaturas superficiais e padrões de chuva de modo a investigar possíveis relações. Os dois cientistas fazem parte da Missão de Monitoramento da Chuva nos Trópicos (TRMM, na sigla em inglês).