Notícia

Mato Grosso Digital

Aquecimento global deve causar aumento da temperatura no Brasil, indica IPCC (12 notícias)

Publicado em 19 de agosto de 2021

Se não forem limitadas, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos próximos anos, o aquecimento global, que pode atingir ou exceder 1,5 ºC até 2040, deverá causar o aumento generalizado da temperatura em todo o Brasil, além de diferentes impactos regionais.

Algumas partes do território, como o Centro-Oeste, deverão registrar maior aumento na temperatura e elevação da frequência e da intensidade das ondas de calor, além de períodos secos mais prolongados, a exemplo do leste da Amazônia e da região Nordeste. Já no Centro-Sul do país devem ocorrer mais chuvas fortes e com grandes volumes de água, concentradas em até cinco dias.

As projeções constam no novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Globais (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançado segunda-feira (09/08).

Algumas estimativas regionais contidas na publicação foram apresentadas em um webinário realizado por cientistas ligados ao Programa FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) no mesmo dia do lançamento do relatório, com o objetivo de discutir as implicações do informe para o Brasil.

“A temperatura média global é distribuída geograficamente. Por isso, não é sentida da mesma forma em diferentes regiões do planeta”, disse Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e membro da coordenação do PFPMCG.