Notícia

A Gazeta do Amapá

Aprovado em chamada pública, projeto defende bombeamento de água movido por energia solar (5 notícias)

Publicado em 01 de setembro de 2020

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Central das Notícias Diário do Amapá online Amapá em Foco ABSOLAR

O objetivo é alcançar soluções inovadoras para a problemática do abastecimento de água em comunidades rurais do Amapá sem acesso à energia elétrica convencional.

Outro projeto selecionado em edital do Governo do Amapá, em comunidade do Arquipélago do Bailique.

Energia solar pode ser a solução para o abastecimento de água em comunidades rurais que não têm acesso à energia elétrica convencional. Esse estudo é de um amapaense e faz parte dos projetos aprovados na chamada pública fruto da cooperação entre o Governo do Amapá e o Governo de São Paulo para o incentivo e apoio às pesquisas colaborativas.

O Amapá divulgou o resultado final do edital do Programa de Cooperação Científica, Tecnológica e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A chamada lançada em setembro de 2019 ofertou por projeto R$ 50 mil pela Fapeap e R$ 200 mil pela Fapesp para pesquisadores e instituições amapaenses e paulistas. Todas as informações sobre o processo podem ser acessadas em www.fapeap.portal.ap.gov.br .

Entre os projetos aprovados na chamada está o do professor Alaan Ubaiara, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), denominado de Desenvolvimento de um método empírico de estimativa do volume diário de água bombeado por sistemas fotovoltaicos de bombeamento.

O projeto tratará da problemática do abastecimento de água em comunidades rurais sem acesso à energia elétrica convencional através da utilização de Sistemas Fotovoltaicos de Bombeamento de Água (SFB).

“Este método servirá ao projetista como ferramenta alternativa para estimativa do volume de água. Além disso, o projeto também vai proporcionar modernização da infraestrutura laboratorial dedicada à pesquisa com sistemas fotovoltaicos aqui no Amapá”, descreveu Alaan Ubaiara, coordenador do projeto.

Sobre a cooperação

O Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (LSF-IEE/USP) ao longo dos últimos 15 anos tem dedicado atenção aos problemas associados com o fornecimento de água e a utilização da energia solar fotovoltaica.

A cooperação estabelecida com o curso de Engenharia Elétrica da Unifap é muito importante para condução das pesquisas na área de sistemas fotovoltaicos que estão sendo desenvolvidas atualmente.