Notícia

O Liberal (PA)

Apresentação de projetos para o Inovar Pará vai até o dia 18

Publicado em 01 fevereiro 2005

Encerra-se, no próximo dia 18, o prazo para apresentação de projetos a ser contratado pelo  programa "Inovar Pará"  iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam). O projeto, que tem co mo objetivo promover o desenvolvimento tecnológico das empresas paraenses existentes ou em criação, está relançando o edital de inscrições, pois ainda há recursos  para a implantação do programa.
Segundo o chefe da Coordenadora de Estudos Técnicos-Científicos (Cotec) da Sectam, Fábio Silva, o projeto é uma ramificação do Programa de Inovação tecnológica em Pequena Empresa (Pipe); existente desde 1997, criado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Após a constatação dos resultados positivos obtidos na aplicação do programa pela Fundação de Amparo Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Pipe começou a ser implantado em outros Estados, como Rio e Ceará. Para ser implantado no Pará, a Sectam fechou um acordo com a Finep no primeiro semestre de 2004, que irá disponibilizar os recursos necessários para a efetivação dos projetos apresentados.
Além de desenvolvimento tecnológico, o "inovar Pará" tem co mo finalidade oferecer incentivos e oportunidades às empresas pa ra desenvolverem atividades ino vadoras, em termos tecnológicos, de impacto comercial ou social; possibilitar associações a instituições de ciência e tecnologia e à pesquisadores de inovação tecnológica; viabilizar uma maior aplicação prática das pesquisas realizadas e contribuir para a criação e o fortalecimento de uma cultura que valorize a atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação em ambientes empresariais.
Após a aprovação do projeto, o programa se realizará em duas etapas: na primeira, serão analisa dos o planos de trabalho do pesquisador e a identificação da estratégia de inovação da empresa, e na segunda, haverá a análise do plano de negócios detalhado. A divulgação dos resultados será no dia 01/03 e a contratação dos pro jetos selecionados acontecerá no dia 15/03. O edital do programa está na hornepage da Sectam: http://www.sectantpa.goubr