Buscar animais de estimação perdidos com cartazes pelas redondezas e posts em redes sociais podem ser estratégias efetivas, porém levam tempo e desgastam o emocional dos familiares. Com o avanço da tecnologia, não será mais necessário sair de casa para encontrar seu melhor amigo fujão: o app CrowdPet conduz a investigação usando inteligência artificial e visão computacional.
Criado pela SciPet, empresa orientada pela incubadora Inova, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o app cruza informações de duas fontes de dados: fotos dos animais perdidos cadastrados pelos próprios donos e imagens dos bichinhos encontrados na rua por voluntários.
“O aplicativo faz a ligação entre as duas fotografias, por meio de métodos computacionais de reconhecimento visual e rastreamento por geolocalização do local onde foi feita a imagem do animal perdido”, explica Fabio Rogério Piva, CEO da empresa e doutor em ciência da computação pela Unicamp.
O protótipo do CrowdPet atingiu 99% de acerto ao reconhecer cães e gatos de quaisquer outras imagens. Segundo Piva, considerado um dos dez jovens mais inovadores do Brasil em 2015 pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mesmo que o usuário fotografe pessoas ou objetos, o sistema só cadastrará fotos desses animais.
Para ganhar corpo, o app foi oferecido para prefeituras, como um serviço de mapeamento e monitoramento da população de animais de rua. A cidade de Vinhedo (SP) foi a primeira a utilizar o sistema. Outros municípios, de acordo com o empreendedor, devem se tornar parceiros do projeto em breve.
“Com a intermediação de prefeituras, o CrowdPet poderá ser oferecido gratuitamente à população”, afirma o pesquisador, que também tem o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Até o fim do primeiro semestre deste ano, 2.000 animais devem ser cadastrados no sistema.
Para o futuro, Piva planeja adicionar outras funcionalidades ao app, como espaço para cadastramento de voluntários e associações protetoras de animais, listas de animais disponíveis para adoção e ainda uma área para oferta de recompensas aos que encontrarem animais perdidos.
Por QSocial