Notícia

Green Savers (Portugal)

App para smarthpone e tablet facilita monitorização e análise da actividade solar

Publicado em 04 fevereiro 2013

O professor Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, no Brasil, desenvolveu uma aplicação para iPhone, iPad e iPod Touch que facilita a monitorização e análise da actividade solar.

Denominado Magnetic Storms, o programa está disponível em português, espanhol, inglês, italiano e francês e já recebeu 1.200 downloads, sobretudo de investigadores brasileiros, norte-americanos, australianos e canadianos.

"A aplicação processa os dados sobre explosões solares e emissões de partículas pelo Sol, fornecidos por satélites geoestacionários internacionais, e apresenta-os de uma maneira mais compreensível tanto para os pesquisadores como para o público interessado em actividade solar e nas implicações desta no campo magnético terrestre", explicou Molina à fundação FAPESP.

As informações são públicas e disponibilizadas na internet, no entanto, são difíceis de serem compreendidas. "Os dados são apresentados na forma de números e tabelas não muito compreensíveis pelos pesquisadores e, muito menos, por leigos. Por isso, resolvi desenvolver uma aplicação para facilitar a análise e o entendimento destas informações", avançou o responsável.