Programa permite compartilhar e consultar dados sobre inundações de acordo com a localização; saiba mais sobre o app “Dados à Prova D'Água”. O aplicativo Dados à Prova d'Água, disponível para Android, reúne informações sobre enchentes que são relatadas pela comunidade e agências governamentais brasileiras. O app tem como proposta melhorar a circulação de informações vinculas às inundações, de forma a evitar desastres socioambientais e acidentes nas localidades mais vulneráveis à ocorrência.
A ferramenta foi desenvolvida como parte da iniciativa do projeto que leva o mesmo nome do aplicativo, Dados à Prova d'Água, e conta com pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Universidade de Glasgow, na Escócia, e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Concurso premia estudantes que criam soluções para problemas reais; confira
Marcela Franco/TechTudo
O mundo está preparado para comportar novos lixos eletrônicos? Opine no Fórum do TechTudo
No app, a população pode compartilhar com a comunidade e com os órgãos responsáveis, informações sobre alagamentos com o intuito de prevenir desastres e alertar pessoas que estão próximas ao local.
O Dados à Prova d'Água está disponível para download na Google Play Store e, por ora, não há estimativa da chegada do programa no App Store. Para entrar no aplicativo pela primeira vez, é preciso se cadastrar e liberar o acesso do celular ao serviço de localização via GPS.
O aplicativo apresenta um layout simples, com um mapa que pode ser redimensionado. Na parte de baixo da tela, os usuários podem inserir os dados sobre inundações tocando no ícone “+”. É possível inserir atualizações sobre chuvas, áreas de alagamento, nível da água do rio, entre outros dados. Tais informações são exibidas no mapa a partir de ícones e podem ser conferidas na opção “Visualizar Dados no Mapa”.
“Dados à Prova d'Água” apresenta uma interface simples e intuitiva
Reprodução/Marcela Franco
As informações compartilhadas pelos usuários são enviadas para um banco de dados que também conta com os esforços de agências governamentais e centros especializados. Os dados são transformados em um dashboard (interface gráfica com a visão dos dados) e disponibilizados à população, Defesa Civil ou qualquer pessoa interessada.
Vale destacar que a metodologia desenvolvida no projeto da elaboração do aplicativo passou a ser aplicada e convertida em alertas de enchentes pela Defesa Civil dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
De acordo com Maria Alexandra da Cunha, uma das coordenadoras do projeto, as informações sobre inundações, normalmente, são transmitidas boca a boca entre os locais, de maneira desordenada e confusa, o que acaba pondo em risco o bem-estar da população. No entanto, com o aplicativo lançado, esse fluxo de dados passou a ser amplamente acessível, de maneira organizada e conveniente.
O desenvolvimento do projeto “Dados à Prova d'Água” contou com a participação da comunidade
Reprodução/Rosinei da Silveira
Aplicativo Dados à Prova d'Água é premiado no Reino unido
Dados à Prova d'Água ganhou o prêmio Celebrating Impact Prize na categoria “Outstanding Societal Impact” (“Excelência em Impacto Social”, em tradução livre). A premiação, organizada pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social, do Reino Unido, concede o reconhecimento a projetos com grande impacto social.
“O Celebrating Impact Prize se trata de um prêmio acadêmico avaliado por pares e é voltado a projetos que saíram do campo da produção de um conhecimento acadêmico para gerar impacto na vida da população”, afirma João Albuquerque, pesquisador da Universidade de Glasgow e um dos líderes do projeto.
Com informações de Agência Fapesp.
Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui
Divulgação/Um Só Planeta
Mais do TechTudo
6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!
Initial plugin text