Notícia

Leia Já

App bloqueia celular para diminuir acidentes de trânsito

Publicado em 23 julho 2018

A fim de diminuir as mortes que ocorrem todos os anos no trânsito no Brasil, estudantes de engenharia da unidade de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) criaram um aplicativo baseado em gamificação para diminuir acidentes.

No aplicativo, denominado Arquimedes, primeiro o motorista escolhe um mascote para acompanhá-lo durante a viagem. Quando a condução começa, o programa bloqueia todas as notificações de outros aplicativos que podem distrair o condutor.

Apenas os aplicativos de controle de mídia, mapas e o próprio Arquimedes continuam enviando alertas. Conforme a quilometragem do percurso aumenta, o mascote escolhido cresce e avança por níveis.

"Quando essas evoluções acontecem, o usuário ganha pontos que podem ser trocados por descontos em lojas e instituições parceiras do aplicativo, o que estimula o motorista a adotar condutas que aumentam sua própria segurança”, disse o chefe executivo do projeto, Vinícius Garcia.

A equipe, que também é formada por Rosival Neto, Alexandre Bellas, Gustavo Silva, Gabriel Pussoli e Wesley Perissin, desenvolveu o projeto dentro do Renault Experience (RX), programa de incentivo a startups e novas tecnologias. O aplicativo concorreu com 400 outras propostas no total.

Com informações da agência FAPESP